Product placement e o cinema



A divulgação de um produto está longe de se resumir somente à uma campanha ou um anúncio de televisão. A publicidade sempre se apropria de outras mídias para se fazer efetiva ou atingir um determinado público. Atualmente, o merchandising é uma das ferramentas mais comuns da comunicação, tomando forma de uma ação visual que se apresenta num conteúdo específico mas por vezes sem esse conteúdo remeter diretamente a marca presente, apesar de haver várias exceções.

O então Product placement, é uma forma de propaganda em que o produto é colocado no meio de um contexto, frequentemente de forma sutil  e sem ser anunciado, fazendo parte do cenário ou sendo um dos objetos que os personagens interagem. Podendo ocorrer em séries, novelas e principalmente em filmes.

A publicidade eletrônica fez do cinema um dos seus primeiros veículos, pois vislumbrou na sétima arte uma ótima ferramenta de venda, e as próprias produções cinematográficas uma perfeita oportunidade de ganhar dinheiro. O product placement beneficia as ações promocionais das marcas que integram os filmes durante o lançamento, gerando ainda, uma divulgação extra para a produção. Embora o termo (product placement) tenha aparecido na década de 80, a sua prática remonta décadas, aparecendo no início do cinema – como no filme “Wings” , de 1927.

O product placement é um investimento para as marcas que tentam chegar a um nicho de público que provavelmente assistirá o filme. Um longa que possui um grande orçamento ou vários famosos envolvidos, e tem expectativa de milhões para a sua bilheteria, pode atrair inúmeros interesses comerciais. 

Assim, a ação se torna evidente de Marty McFly quando coloca os tênis da Nike que se amarram sozinhos em “De Volta para o Futuro” às mais de 47 marcas que aparecem em “Transformers”, como a General Motors, Mountain Dew, Southwest Airlines, Cisco, LG, Budweiser, Yahoo! e Panasonic.

Confira abaixo um vídeo com cenas que mostram o product placement no cinema:

2 comentários:

Anônimo disse...

A matéria é boa. Não sabia que se chamava assim. E qual é o nome do filme da imagem do post?

Anônimo disse...

Valeu! o filme é "O Quinto Elemento" de 1997.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top