Youtube se tornando a nova televisão?



Há muito tempo fala-se que a internet seria o fim da televisão como meio de comunicação. De fato, a porcentagem da população que assiste TV atualmente é bem menor do que no período pré-web. Rumores da "morte da TV" tornaram-se ainda maiores com o crescimento de um site em particular, o Youtube. A proposta inicial do Youtube não era funcionar como uma televisão na internet, mas sim proporcionar aos seus usuários uma forma de compartilhar experiências através de vídeos.

Apesar disso, nos últimos anos (principalmente depois que foi comprado pelo Google), o Youtube vem mudando seu foco e se tornando cada vez mais parecido com o que conhecemos como televisão.

A mudança mais visível para todos, acredito, são as propagandas nos inícios de vários vídeos. Alguns podem ser ignorados após um certo tempo (normalmente 5 segundos), outros não. Mas o importante é notar como o Youtube começou a vender espaço em sua "programação" para anúncios publicitários. Se engana quem acha que tudo isso não está sendo efetivo graças ao "pular anúncio". O Youtube afirma que 30% dos espectadores assistem esses anúncios integralmente. E se engana também quem acha que o Youtube é o único que ganha por ceder espaço para propagandas.

A publicidade no Youtube através de vídeos funciona de forma bem parecida com a da internet através de ads no geral. O gigantesco Google fez um upgrade na sua ferramenta AdWords para oferecer aos anunciantes espaços em vídeos no Youtube e permitir que eles escolham onde, quando e como é melhor anunciar (isso não te lembra a televisão?). A empresa anunciante só por visualizações completas. O Google ainda defende o "pular anúncio", dizendo que é uma forma para incentivar a criação de vídeos mais atraentes. Vivian Bravo,  especialista de vídeo para o Google na América Latina, diz: “Nós queremos mais produções publicitárias no YouTube, mas queremos anúncios de que os nossos usuários realmente gostem”.

Ainda achando que só o Youtube, o Google e os anunciantes ganham com tudo isso? Vamos lá então.

O Youtube, pertencente ao Google, atualmente, funciona como um novo tipo de meio de comunicação (assim como a televisão, mas não totalmente igual). As empresas anunciam nesse meio para divulgar seus produtos e serviços, como na TV. E onde ficam os canais televisivos nessa história?

É aí que nós, como usuários dessa rede, entramos. Outra novidade que o Youtube introduziu nos últimos anos foram os "canais patrocinados". Se você possui um canal que produz conteúdo próprio, consegue ter um bom alcance em seus vídeos e possui um grande número de inscritos, você pode tentar se tornar um desses canais patrocinados pelo Youtube. Além de ganhar alguns "privilégios" na rede, os vídeos desses canais passam a ser oferecidos aos anunciantes como um espaço para que eles coloquem seus anúncios. O que acontece, no fim, é algo bem similar ao que já acontecia nos sites. Os donos desses canais, assim como os donos dos sites, recebem uma porcentagem dos ganhos da venda desse espaço para anúncios.

O Youtube ultimamente está incentivando muito o crescimento desses canais patrocinados. Muitos donos de canais estão assumindo a criação de vídeos para a internet realmente como uma profissão e ganhando bem com isso, assim como acontece com muitos donos de sites.

Algo que eu considero bastante interessante e, na minha opinião, outra coisa que aproxima o Youtube atual do modelo de televisão que conhecemos é o funcionamento desses canais patrocinados, que é quase como o de um canal de TV. Alguns canais do Youtube possuem seus próprios programas, cujos vídeos são lançados com uma certa regularidade, criando uma programação. E os temas são bastante variados. Podemos ver programas de humor, curiosidades, notícias, dicas, entrevistas, etc., tudo em vídeos do Youtube. O próprio Google vem criando canais e programas do tipo. Confira abaixo alguns vídeos de canais patrocinados pelo Youtube:

- Pathy Que Te Pariu - Canal Programa Galo Frito
Trata-se de um vlog, um formato bastante popular nos canais do Youtube. A apresentadora, Pathy, responde perguntas dos espectadores. O programa já está em sua "3ª temporada". O Galo Frito produz diversos outros vídeos regularmente.


- TV Minha Vida
Canal do site Portal Minha vida. Os vídeos possuem dicas para melhorar a qualidade de vida.


- Canal DigInfo News
Canal de notícias sobre novidades tecnológicas do Japão. É importante dizer que o Youtube está ganhando bastante relevância como fonte de notícias. Muitos dos vídeos mais assistidos do site possuem conteúdo jornalístico.


- Nostalgia - Canal Fecastanhari
Programa que revive temas da infância.


- Canal Parafernalha
Canal da produtora de vídeo, Parafernalha, criada por Felipe Neto (dono de outro canal com vídeos bem populares no site). É um bom exemplo de como algumas pessoas estão ganhando dinheiro com vídeos do Youtube.



O número de canais patrocinados pelo Youtube fica cada vez maior, assim como o número de pessoas ganhando com isso. Nos últimos anos, percebemos o quão grande foi o crescimento da publicidade online nos sites e, mesmo que muita gente não saiba, os donos desses sites ganham muito com isso. As grandes empresas da internet não conseguem nada sem a participação do público, já que a lei na web é a interação. O Youtube permitiu que essas vantagens do marketing digital nos sites estejam presentes também na produção de vídeos para a web. A tendência é que a qualidade desses vídeos torne-se cada vez maior.  Essas mudanças no Youtube deixaram o site com um perfil que se aproxima bastante da televisão, e cada vez mais ele incorpora características desse antigo meio, atualizando-as para seu público diferenciado.

Enfim, para mudar um pouco o rumo do post, vocês sabem que 2012 é ano de eleição para presidente nos Estados Unidos, não é? Já pensaram em quanto tempo vai demorar pra um candidato utilizar o Youtube em sua campanha? Na última vez foi o Twitter e os resultados... Nem comento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Many οther TENS unіts uѕeаblе on thе marκеt place,
but portion of ωhat inіtіally sеt
іt asunder frοm the electrіcal pulѕes thаt the Auгawаve dеliνerѕ.
Exploitatіon а TΕNS tωist
if уou arе еxpeгіencing disсomfort аnԁ and then sеnding lοω fгеquencе elеctriс сuггents pulsing thгough them, уou саn сut οff the nuisаnсe іn that field, іt haѕ contіnued to mature.


Feel frеe to suгf to my web рagе .
.. aurawave pain relief

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's a very eaѕy on thе eyes whіch makеs
it much more plеаѕant for me tо come heгe and νisit more oftеn.
Dіd уou hiгe out а ԁеsigner to creatе
your theme? Greаt work!

My blοg :: Official site

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top