Publicidade online, a nova vibe.


O formato publicitário que mais tem ganhado visibilidade atualmente é o online. Tá, beleza! Acredito que isto não seja uma novidade pra ninguém mesmo, mas me surpreendi ao ver alguns números, pois, de acordo com o Ibope, em todo o ano passado, foram realizadas 38,6 mil campanhas de publicidade online, aumento de 26,1% em relação a 2010 (os dados deste ano ainda não saíram, obviamente), e o de empresas que investiram nesta mídia subiu  21,3% totalizando praticamente 6 mil anunciantes, que realizaram 131,4 mil peças publicitárias de banners na web.

O que mostra que o negócio virtual é uma boa ideia para qualquer empresa (praticamente) independente de seu porte, visibilidade social ou capacidade de expansão. Seja por meio da criação de um site de conteúdo, blog, e-commerce, rede social, fórum... o investimento pode ser bastante lucrativo.  Mas, ainda que algumas vantagens deste meio sejam bastante evidentes (tais como custos muito inferiores a outras mídias, capacidade de adaptação ao publico, contato direto e interativo com seu alvo, possibilidade de acompanhar constantemente os resultados, entre outros), alguns cuidados devem ser tomados para que uma peça não tenha efeito contrário.

É o que ocorre quando uma campanha se torna enjoativa, repetitiva ou abre brechas para se tornar chacota na rede, mas isto geralmente acontece quando elas não têm um direcionamento adequado, são dotadas de pouca criatividade e não geram uma boa interatividade com seu público alvo (super  tendência atualmente). Além do mais, o mercado de publicidade na internet é muito dinâmico. Assim como cresce o interesse das empresas em anunciar na internet, aumentam as alternativas e os formatos, ampliando o leque de opções e, consequentemente, os resultados. Ou seja, as coisas não são tão complicadas assim.

Escolhi uma campanha, não tão recente do refrigerante Sprite, mas que  serve muito bem para ilustrar esta questão.

A marca, que adotou uma vibe bem urbana com a campanha denominada "Inspire-se", onde a  temática dos graffites e do hip hop (outra super tendência) são bem valorizadas, busca constantemente atingir  aos jovens por meio de concursos lançados no site. Primeiramente visionou-se escolher a embalagem, com o pretexto de dar visibilidade a artistas urbanos do Brasil. Centenas de ilustraçõe foram inscritas e votadas, pelo site. As quatro imagens vencedoras, então, passaram a ilustrar todas as latinhas de Sprite.

Em seguida, um novo concurso foi lançado, este buscava uma boa música (que obviamente tenderia a uma batida condizente com o meio urbano)  para compor a trilha sonora do comercial na TV, e mesmo assim, toda dinâmica do projeto se deu via Internet.

Além do mais, todo o site é bem chamativo, ilustrado, interativo, e adere bem à temática central, chamando bastante a atenção de adolescentes pelo Brasil, adolescente que, inclusive, talvez nem pertençam a este universo da arte urbana (sei disso porque peguei meus primos do interior ouvindo e baixando algumas improvisações do Emicida oferecidas no site). O que, em conjunto com todo o resto, explora muito bem uma série de estratégias disponibilizadas pelo universo online. Pode ficar de olho, porque ainda existem muito mais, e você não precisa, de modo algum, pertencer a marca “Coca-Cola” para desfrutar delas. 






                                                          CONFIRA AQUI!!!



1 comentários:

Juliano Ferreira disse...

Olá, Muito bacana seu blog, gostaria de deixar uma sugestão já que esta relacionada com o conteúdo de seu blog, é um novo programa chamado ( PCG - Programa Classificados Grátis ) que foi desenvolvido a pouco e que é simplesmente ótimo para quem divulga em Sites Classificados Grátis, o programa faz os anúncios automaticamente, você pode divulgar em mais de 150 sites classificados em quase todos os estados e cidades do brasil e em vários países, alem de que isso ajuda o site a ficar em primeiro lugar nas pesquisas do google, sem contar também que esse é o método de divulgação mais utilizado na internet, fica ai a dica espero que seja útil, o link do site é esse http://www.pcg.onlinerenda.com.br

Ótimo seu Conteudo o seu
Antonio Marques

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top