INTERCOM - Enio Lima da Itatiaia FM fala sobre locução esportiva


A oficina do dia 30/6 sobre narração esportiva foi ministrada pelo talentoso locutor da rádio Itatiaia Enio Lima.

Um apaixonado por rádio, Enio cresceu fascinado pela máquina. Era uma brincadeira de criança simular os jogos em sua voz ao imitar os locutores consagrados do jornalismo esportivo. Com formação de jornalista partiu em direção ao seu sonho trabalhando em rádios comunitárias, depois na Rádio Terra e finalmente em 2004 na Rádio Itatiaia. A trajetória difícil revela sua paixão por esse meio de comunicação que não o fez desistir em nenhum momento do seu sonho.

Enio bem humorado narrou experiências do início da carreira como locutor. Logo em sua primeira narração cometeu, segundo ele, um desastre. Devido ao grande nervosismo e responsabilidade, justamente ao entrar ao vivo apareceu o famoso “branco”. Gaguejou, errou nomes de atletas e times. Mas o que, como ele mesmo diz, faz parte da carreira de qualquer profissional. Hoje mais experiente tem segurança para narrar de forma convicta os lances de uma partida.


Quanto a visão que tem do rádio, Enio deixou dois pontos importantes:

Primeiro que o rádio jamais perdeu ou perderá forças. Assim como duvidaram da sobrevivência da oralidade frente a escrita e da TV frente a internet, as dúvidas quanto a sobrevivência do rádio nos tempos modernos não se concretizaram. O que há hoje é uma convergência de mídias que potencializa ainda mais cada meio de comunicação.

E segundo que o rádio em suas tradicionais configurações ainda se faz muito útil no cotidiano de milhões de brasileiros. É uma das poucas mídias que exercem tão bem esse papel secundário de captar a atenção do receptor em situações diversas como dirigir um carro.
A facilidade de uso do rádio é ainda um ponto muito forte em sua utilização popular que juntando com a sua natural rapidez de sinal o torna um excelente prestador de serviço para a sociedade. Geralmente este é o primeiro meio de onde surge a informação, fator que por outro lado requer muito cuidado por ser uma mídia que passa o status de credibilidade, diferentemente da internet.




Confira um trecho da oficina ministrada por Enio Lima, onde fala sobre as etapas de uma jornada esportiva e também da relação bem humorada com seus colegas de trabalho da Itatiaia FM.



0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top