CRIO 2012- Inovação, Criatividade e Liderança


Ainda no primeiro dia da CRIO, além da palestra magna com o guro das tendências, houve palestras com  o consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig e com a  repórter global, Glória Maria. Inovação, criatividade e liderança, foi sem dúvida, as palavras de amior destaque em ambas as palestras.

Ludwig usou um  discuros bem humorado, do relato das pequenas banalidades cotidianas, para comentar sobre a importancia da inovação no processo de gestão das empresas. Atráves de um tragetória histórica/ temporal, Ludwig introduziu a palestra comentando como as transformações sociais ocorridas desde os tempos das cavernas até o mundo globalizado e em rede da atualidade  influenciaram na relações dos er humano com o trabalho.

 O principal ponto que  diferencia os seres humanos dos animais é a capacidade criativa.Uma vez que esta capacidade de ter idéias é podada, subestimada ou até mesmo banida dos ambientes profissionais, o homem passa a ser apenas, um mero animal. Vem daí, o desgosto pelo trabalho que grande parte da população possui . Tudo isto começou com a Revolução Industrial que separação da vida pessoal e da profissional,  do trabalho e da arte, e   ela acabu por instintuir a  tradição de que há pessoas que pensam e aquelas que apenas  fazem, a mão de obra.

Para ser inovador além da criatividade é necessário bastante conhecimento. Além disso, competência por si só não garante inovação. Há pessoas extremamente competentes, porém acomodadas, que não trazem nada de novo à empresa nas quais trabalham. Por isso é necessário a busca por conhecimento diversos  nas mais variadas áreas. Ou nas palavras do próprio Waldez: " Seja multifocal! ". Além disso, talento é talvez, a característica mais importante para idéias inovadoras. Por isso o conhecimento pessoal dos talentos e seu aperfeiçoamento contribuem para o processo de inovação, fortalecer os pontos positivos  é mais importante do que a busca de soluções  super eficientes para os resolver os negativos.

Por fim, Ludwing ressaltou a  importância de um líder. Desde que o mundo é mundo, os homens sempre precisaram de uam pessoa para orientar, se responsabilizar e  proteger, garantindo a sobrevivência.Nas empresas não é diferente. Ele ressalta porém, que liderar uma empresa é mais importante do que liderar negócios.Afinal, para os négocios irem bem é  necessário um líder que coordene a empresa como um todo, respeitando e ouvindo as novidades que os funcionários venham a trazer.

Glória Maria também esteve por lá para falar sobre  liderança. A temática da palestra foi adaptada para dialogar com o percurso de seu trabalho. Através de trechos de reportagens suas, Glória destacou as características fundamentais que um líder deve ter: autoconhecimento, coragem para enfrentar seus medos, criatividade e capacidade de reconhecer o momento certo, agarrando as oportunidades que surgirem. Ela dividiu com os participantes histórias pessoais que perpassaram momentos de sua carreira para comentar sobre cada característica.

" A vida é enfrentar desafios", foi com esta frase que a jornalista começou a contar um pouco de sua trajetória. Em uma reportagem no Grand Canyon, a jornalista  teve de encarar seu medo de frente, ao percorre-lo em cima de um pequeno bote, durante 8 dias, pelo rio Colorado. Para pessoas como Glória, que não sabem nadar, a água e a correnteza forte são motivos para pânico. Porém, segundo ela, o reconhecimento do medo é o primeiro passo para ir mais longe. O autoconhecimento gera crescimento pessoal.  

Depois da superação dos medos, é necessário a superação dos limites. Para ilustrar tal superação, Gória utiliza o exemplo da China e de suas tradições.Um líder não deve se acomodar, mas buscar o aperfeiçoamento contínuo, utilizando a criatividade como a principal ferramenta para se chegar onde deseja. 

Cingapura é  apresentada, como o lugar onde os líderes são formados. Lá desde cedo as crianças são preparadas para lidar bem com o dinheiro, para buscar o sucesso profissional. Elas são educadas para vencer. Não é a toa que grandes empresas estão escolhendo o país para abrirem algumas sedes e filiais.

O desfecho da palestra, foi marcado pela a singularidade do sultanato de Omã, lugar escolhido por Glória para demonstrar o perfil " ideal" de um líder. No país, localizado entre as principais zonas de conflito do Oriente Médio, há predominância de prosperidade, beleza, riqueza, e paz. Há 41 anos no poder o sultão Qabus bin Said é  considerado por Glória um verdadeiro líder uma vez que ele pssui um vasto conhecimento sobre sua população, construiu um país moderno mas sem perder as tradições, e tem a capacidade de transformar pontos negativos em algo benéfico e vantajoso. Ou seja, Qabus bin Said possui duas características de extrema importência em um líder: visão e sabedoria, e por isso ele é tão querido por todos seus súditos.

Para fechar a cobertura sobre o primeiro dia de Crio, não tem como não comentar da atração sensacional que ocorreu logo após o delicioso lanchinho oferecido pelo evento.  Diego Figueiredo presenteou os participantes do evento com uma belíssima apresentação de violão. Foram cerca de 40 minutos de deleite de toda a plateia que ovacionou a aplaudiu de pé o artista. Para você que não conhece, vale a pena conferir!

  

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top