INTERCOM - O futebol e o jornalismo popular

No segundo dia do Intercom (29), Carlos Jaúregui, doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou seu estudo sobre o futebol e o jornalismo popular. Carlos analisa a emoção no jornalismo esportivo como um todo a partir de 243 manchetes da capa dos jornais Estado de Minas, Super Notícia e Lance!, sendo que essa análise olha a dimensão verbal das manchetes. 

De acordo com o doutorando, a abordagem do jornalismo esportivo pela mídia impressa é mais emotiva e tende-se a ser mais brincalhona, já que o esporte é uma brincadeira. Carlos percebeu que há a presença da humilhação, orgulho, zombamento e ridicularização nos títulos, frisando, muitas vezes, a rivalidade entre times.

Carlos Jaúregui, durante sua apresentação no Intercom Sudeste

Os leitores das sessões esportivas não buscam pelos resultados ou narrativas dos jogos, já que eles provavelmente já souberam dessa informação; mas sim por debates, análises dos jogos e servições para o leitor - como tabela campeonato. A informação contida nos jornais são mais investigativas, trabalhando com hipóteses e rumores, com destaque para contratações de jogadores, vendas e troca de treinadores.

Em sua análise, o que mais surpreendeu Carlos foi o fato de que o Super Notícia apelava muito mais para o emotivo do que os outros jornais. O jornal também apresentava títulos mais chamativos e com trocadilhos, isso porque o Super é um jornal popular e que as pessoas não vão buscá-los nas bancas de jornais e revistas, mas sim nos semáforos, padarias e mercearias, seus principais pontos de venda. Além disso, o Super transmite o que ocorreu nos jogos de maneira mais objetiva, utilizando o título verbal, que apareceu em 85% das manchetes analisadas; e mostra mais os bastidores dos clubes. 

Capa do Super Notícia: a parte de esportes (verde)
com títulos objetivos

A vivência do leitor, de acordo com Carlos, é algo que influência diretamente no título dos jornais. O fato do jornal ser assinado ou não e onde ele é comprado caracteriza como deve ser a manchete da notícia. 

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