CRIO 2012 - "O melhor negócio é a grande idéia", com Washington Olivetto



Foi nessa quarta-feira, fechando o CRIO com chave de ouro, que o publicitário Washington Olivetto fez uma palestra usando um slide que centralizava o tema de sua apresentação: “O melhor negócio é a grande idéia.". Para Olivetto, uma grande idéia é simples, óbvia e não é nada complicada - acredito que aí está o motivo de ele ter somente um slide. Uma de suas primeiras afirmações foi que hoje as pessoas fogem de coisas complicadas. E sua apresentação foi uma sequência de campanhas, comerciais e anúncios (da W/McCann e das antigas da DPZ, W/GGK e W/Brasil) que ilustravam o que o palestrante considerava ser uma grande idéia.

Olivetto começou com o comercial chamado "Hitler", que teve como cliente a Folha de São Paulo, de 1988, e que atualmente foi adaptado para uma versão em que a imagem final aparece em um iPad:


A atual:



Depois de ter mostrado a versão antiga e a nova, ele provou e ainda enfatizou o fato de que grandes idéias são atemporais (adaptação de um comercial realizado há 15 anos) e independem do meio. Para o palestrante, as idéias não são modernas ou antigas; elas são boas ou ruins.

Sobre os profissionais de Comunicação, ainda tratando das grandes idéias, Washington Olivetto disse que hoje estamos em um mundo em que as pessoas já nascem comunicadoras: pelas redes sociais, pelo Youtube e outros tipos de sites já se pode criticar uma marca, publicar (postar, tweetar, há tantas variações...) uma notícia, E aí vem a questão: a tecnologia pode ter democratizado o gesto de escrever, mas o escrever bem não acompanhou esse processo, afirmou o palestrante. Este é o diferencial: escrever bem, fazer bons briefings são passos necessários que levam à uma boa propaganda.

Em relação ao jornalismo, destacou a tensão entre a credibilidade jornalística e o fato jornalístico em si, que também se relaciona com essa democratização da escrita, mas não, necessariamente, com a credibilidade do que se lê. Para exemplificar, ele mostrou esses comerciais, também da Folha de São Paulo:




Outra característica que ele ressaltou para demarcar as qualidades de uma boa propaganda foi o fato de o comercial não precisar ter um ar sério, mesmo se tratando de temas sérios: o humor é um componente interessante, e ainda pode passar a credibilidade, como pode se inferir desse vídeo.


Ainda falando de idéias boas que não têm validade, Olivetto mostrou também as seguintes boas idéias que participou na produção:

O vídeo trata de uma Campanha de lançamento da Fnac em Campinas, mas que também foi usada na Europa:





Ele também mostrou um comercial da Época fan-tás-ti-co:




Já em relação às campanhas mais atuais, Washington Olivetto fez questão de mostrar as mais recentes propagandas que a W/McCann fez. Para falar delas, ele afirmou que a grande questão é achar a linguagem das coisas, tentar entender o que as definem, o que as contextualiza para entendê-las bem. E, claro, o argumento das grandes idéias continua valendo como lema para o publicitário. 

Abaixo, a nova campanha do Bradesco que, agora, é representado como BRA na sua identidade visual. De acordo com Olivetto, a idéia era transformar o banco conhecido internacionalmente como do Brasil. Pode ser um detalhe, mas isso já diz muito sobre a marca, e é esse tipo de simplicidade que ele defende.




Por último, coloco aqui o case de dia das mães deste ano que a W/McCann fez pra Coca-Cola. A marca tinha pouca grana e a idéia tinha que ser boa com pouco cachê. Que tal homenagear a mãe do juiz, que é tão xingada nos campos de futebol?




Ah, e pra quem tá interessado em trabalhar com ele ou saber quais critérios ele usa pra escolher um estagiário ou funcionário, ele contou que considera 3 coisas: a pessoa tem que ter algum talento, sorte e muito trabalho. Mãos à obra, comunicólogos!






Pra quem ainda não conhece, Washington Olivetto é publicitário, chairman da W/McCann e CCO da McCanWorldGroup América Latina e CaribeFoi o primeiro brasileiro a ganhar um leão de ouro em Cannes (com o famoso comercial do primeiro sutiã Valisère) e hoje já tem mais de 50 leões em Cannes. Ah, e também foi ele que inventou o garoto-propaganda da Bombril, o Carlos Moreno. Qualquer descrição que eu tente fazer aqui vai ser incompleta.. maas, só pra esclarecer, tô só apresentando, ok?
 
(definição Wikipédia de chairman: "é o mais alto funcionário de um grupo organizado, como um conselho, comitê ou assembléia deliberativa.A pessoa que detém o cargo é normalmente eleitos ou nomeados pelos membros do grupo.")



O site da agência dele é http://wmccann.com.br/. Não, eles não tem o portfólio deles lá. Vejam que fantástica idéia (mas que deixa a gente mais curioso ainda pra saber o que eles fizeram!).

Até a próxima, gente! :)

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