Newism: o Novo que atrai



A tecnologia muda o mundo a todo instante. Se não o revoluciona a cada inovação, pelo menos influencia o comportamento de inúmeras pessoas ao se integrar no cotidiano como ferramenta a disposição. A partir daí que se ergue esse consumidor ávido por novidades e que valoriza tanto esse conceito do “novo”.

O “Newism" é um termo criado pela agência de pesquisa em tendências “trendwatching.com” e que define o fenômeno. A ideia desse “novo” está ligada a algo que é interessante e que signifique uma nova experiência na vida do consumidor. Mais do que facilidade, as pessoas esperam possibilidades. Elas querem descobrir, conhecer e provar. A diversificação é extremamente atrativa e rearranja costumes.

Nessa era de fronteiras tão tênues, em que um produto pode se alastrar pelo mundo em menos de um dia e o inovador se tornar obsoleto em um piscar de olhos, que as marcas enxergam desafios e oportunidades pois necessitam se adequar a esse contexto de novidades e experiências.

Se a internet já mudou o diálogo entre produto e consumidor, há uma demanda por uma especialização cada vez mais intensa, uma adequação a essa dinamicidade que o mundo contemporâneo se configura. É preciso do “novo’, mas isso está longe de significar o lançamento diário de diversos produtos por uma empresa, nem sempre novidade é qualidade e os consumidores exigem o tempo para usufruírem do que compram e compartilharem isso.

A “trendwatching.com” ressalta esse cenário inventivo do mundo (de acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em 2010 foram registradas duas milhões de patentes), confluente com os FSTR que são fenomênos (como o Instagram e o Draw Something) que se expandem nesse fluxo veloz e passageiro que é a rede. Os consumidores, por sua vez, devem fazer parte central desse processo, pois querem se fazer ativos, participar dessa inovação e se sentirem integrados (a promoção da Ruffles “Faça-me um sabor” é um exemplo), porque quem consome possue a capacidade de avaliar o produto e divulgar para centenas de outras pessoas informações sobre ele.

É nesse universo extremamente dinâmico que se configura o “Newism” -  que ainda dá espaço para o tradicional e corrobora a afirmação do “ novo nem sempre invalidando o que é antigo” -  mas que atrai bastante o consumidor para esse ímpeto criativo nessa profusão de produtos que se rearranjam a todo instante num cenário hipercompetitivo e globalizado.

Como exemplo, o comercial do Nexus 7, o novo tablet da Google que já é um sucesso de vendas e que faz parte, como produto, desse Newism: 





0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top