INTERCOM - Você é a nova mídia.


Nesse sábado, último dia de Intercom, a palestra sobre "Novas mídias: Um novo jornalismo?", ministrada pelo Diretor de Novas mídias da TV Globo, Emanuel de Castro, provocou questionamentos e instigou uma nova visão sobre o surgimento de novas mídias.

Um dos fatores que faz com que uma nova mídia seja criada, são as diferentes formas de interação das pessoas, e a uso que elas fazem dos meios já existentes. Explicando isso melhor, ele dá o exemplo da TV. O modo como vemos televisão mudou muito ao longo dos anos. Com o avanço da internet, e o uso de novos aparelhos tecnológicos, como o tablets ou Smartfones, nos permite uma interação para além da programação oferecida pela televisão. Enquanto assistimos a um capítulo da novela, estamos postando e comentando sobre ele no Facebook com os amigos, ou enviando perguntas  e vídeos para os programas ao vivo.
Um dos exemplos dessa nova interação do espectador e a mídia que Emanuel apresentou, foi de um aplicativo oferecido pela cerveja Heineken:




A marca, percebendo que seu público assistia a jogos de futebol com seus celulares nas mãos e estavam conectados a internet durante os jogos, decidiu usar isso para abordar esse público e fazer com que ele perceba que pode interagir com o jogo, e utilizar o celular como uma "segunda tela" para seu entretenimento.


 A rapidez com que todos podem fazer notícia também mudou a cara do jornalismo. Ele passa a ser agora muito mais interativo e instantâneo. Qualquer pessoa pode escrever em um Blog, Twitter, Facebook, ou postar fotos. Emanuel deixa claro que um dos fatores que impulsionam essa  facilidade de interação é a facilidade de se adquirir meios para se comunicar.  A forma como se lê a informação não é mais tão importante, mas sim o conteúdo que está sendo passado. Passa a ser então uma via de mão dupla, a internet muda o conteúdo, e o conteúdo modifica a internet.


Intercom sudeste 2012

A forma como o conteúdo influencia a audiência é agora muito mais valorizada do que apenas quantas pessoas de fato eram atingidas. Há agora uma convergência de mídias apenas, mas também uma convergência de conhecimentos. Por isso, ele enfatiza que "todos nós somos a nova mídia", somos nós que produzimos, divulgamos e geramos assuntos através de nossos compartilhamentos em redes sociais principalmente.



As novas mídias surgem, portanto, das novas necessidades geradas na relação com os meio tecnológicos. As relações cotidianas determinam o que é de fato novo e necessário, ou não. A palestra foi provocativa,  porque nos coloca no lugar de quem determina  o que é novo, o que deve ser notado e comentado, e não mais a posição de espectador inativo. E você? Vai postar sobre o que hoje?

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top