Slogans eleitorais



As eleições já estão chegando novamente e nós logo ficamos ansiosos para saber quais, possivelmente,  serão os nosso representantes no poder, questionar, debater e discutir sobre eles (ou não). Mas, quando o período de campanha chega o que, com certeza, dá o que falar são os slogans que os candidatos usam para se promoverem, principalmente quando eles são ridículos, e isto não falta. Aja criticas e piadinhas!

No entanto, existem também os que se diferenciam por outras questões.... Muitos dizem que um bom slogan é aquele que gruda em nossa cabeça. Ok! Mas, o que poucos sabem é que por traz de um bom slogan existe, na verdade, um bom planejamento.  A frase é uma peça chave no caldeirão do Marketing politico e deve ser condizente com as estratégias de toda a campanha. De acordo com Adolpho Queiroz e Carlos Manhanelli:

"Os slogans usados nas campanhas eleitorais, devem se tornar o grito de guerra dos militantes partidários e, com certeza, não saem da cabeça de nenhum iluminado. Os bons Slogans derivam das informações prestadas pelas pesquisas que detectam as qualidades já enxergadas no candidato e as valorizam, ou apregoam um conceito que se deseje reforçar sobre o candidato ou sobre sua plataforma proposta, ou um desejo, necessidade, anseio ou precisão da população naquele momento."

Certamente, o publicitário de criação, o redator, é quem receberá a missão de torná-lo concreto (isto quando uma agência for contratada, claro). Mas,  é necessário, antes disso, entender o perfil do candidato em questão, o seu publico,  a cabeça deste público, entre outras coisas.  Ou seja, muito estudo deve ser emplacado no processo para que, de fato a comunicação, seja feita. E esta, será a função dos planners ou simplesmente planejadores. Desenvolver questões que revelem táticas pra a criação fazer um bom trabalho, dentre elas posso destacar: slogans eleitorais devem ser de fácil lembrança, com palavras simples, passar para a população um sentimento, um adjetivo, um objetivo implícito, deve funcionar como um jargão popular... para que o slogan, enfim,  cumpra sua função. A de ser uma sintese do projeto, fazendo prevalecer a mensagem que o candidato deve passar.

Um exemplo (isento de partidarismos, por favor): As pesquisas em 1989 mostravam que a classe média tinha medo de votar em Lula para Presidente. Assim nasceu o slogan que combatia esse conceito (“Sem medo de ser feliz”), e que mais tarde, em 2002, quando Lula venceu sua primeira eleição, resultou em outro que também transmitiu tal conceito e ainda cutucou a oposição (“a esperança venceu o medo”).

Veja, então, alguns slogans marcantes, outros comuns, mais simples e alguns que fazem a nossa alegria durante o horário eleitoral obrigatório.

Presidenciáveis:
Para o Brasil seguir mudando - Dilma  2010
Juntos pelo Brasil que queremos - Marina Silva 2010
O Brasil pode mais. É a hora da virada - José Serra 2010
Salário, trabalho e terra - Rui Costa Pimenta 2010
Contra burguês, vote 16. Operário e socialista desta vez! - Zé Maria 2010
 Lula de novo, com a força do povo – Lula 2006

Deixa o Homem Trabalhar – Lula 2006

Queremos um País Decente – Geraldo Alckmin 2006

Agora é Lula –  Lula 2º Turno  2002

Gente em primeiro lugar - Fernando Henrique Cardoso 1994 e 1998

O Brasil não Pode Voltar Atrás.  Avança,  Brasil -  Fernando Henrique 1998

Collor é progresso – Collor 1989

Um novo tempo vai começar – Collor 1989

Caçador de marajás – Collor 1989

Sem medo de ser feliz – Lula 1989

Lula lá – Lula 1989

Eu quero votar pra presidente – Movimento pelas Diretas 1984

50 anos em 5 – JK 1955

Varre, varre vassourinha – Jânio Quadros 1960

Meu nome é Enéas – sempre

Variados:

“Vote na filha do Rei, Jesus” – Slogan da filha do Pelé,  Santos

“Nem faço e Nem vou fazer nada” - Candidato chamado Nem,  Belo Horizonte

“Não vote em branco, vote no Preto – Preto, Belo Horizonte

"Chega de malas, vote em Bouças." - Guilherme Bouças, não sei de onde

"Linguiça Neles!" - Candidato chamado Linguiça, cidade de Cotia (SP)

"Tudo Pela Dinha." – Dinha, Descalvado (AL)

"Aquele que dá o que promete." - Lady Zu, um travesti de Piraí do Sul (não tenho a menor ideia de onde fica Piraí do Sul)

"Vote com prazer!" - Debora Soft, stripper e estrela de show de sexo explícito (CE)

"Com a minha fé e as fezes de vocês, vou ganhar a eleição." – Não tenho o nome, Aracati (CE)

"Vote em Defunto, porque político bom é político morto!" – Candidato chamado Defunto, Mogi das Cruzes (SP) ·.


3 comentários:

Arnaldo Barbosa Garcia disse...

realmente esse universo dos slogans é muito interessante no marketing político!
mesmo com suas bizarrices

Isabela Guimarães disse...

O slogan dos políticos é muito mais complexo do que a gente imagina, hein? Muito bacana!

Blogger disse...

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