INTERCOM - Politicamente marketeiro

Marketing Político. Este foi um dos temas amplamente debatidos no Intercom, ocorrido nos dias 28,29 e 30 de junho. A oficina Histórico e Tragetória do Marketing Politico no Brasil ministrada por Adolpho Queiroz, professor na Universidade Mackenzie, ofereceu uma análise sobre como o marketing político, ou seja,o planejamento estruturado de determinadas ações de comunicação, é essencial  para obter bons resultados em campnhas eleitorais.


Adolpho iniciou em 1999, um projeto de grande importância para a história da  propaganda política no Brasil. O projeto divide-se em 3 obras que pretendem contar e analisar as campanhas eleitorais e presidenciais desde a instauração da República até as eleições de 2010.O teor da oficina foi todo baseado no mais recente livro publicado, o 2° do projeto: "No espaço cênico da propaganda política."

O Projeto 

Adolpho destacou a importância da comunicação, durante e após o processo eleitoral. Cada meio tem sua particularidade, sua abrangência e saber adequar o discurso ao público e à estrutura de cada veículo é fundamental. A Tv e o Rádio possui os maiores alcances e abarcam  o horário eleitoral gratuito. Já na mídia impressa não há veiculação de anúncios, mas é possivel identificar seu carater politico partidário através de sua linha editorial.Um fato curioso é a apropriação de outdoors pelos candidatos, impossibilitados de publicarem a divulgação da candidatura através do mesmo, os candidatos o utilizam para veicularem suas imagens em mensagens de dias comemorativos, como dia das mães, dos pais, natal e etc..O palestrante chama a  atenção ao fato que mídia alguma possui a capacidade de eleger, por si só, um candidato. Mas, elas, de maneira articulada, exercem forte influência na decisão do eleitor. 


Planejar é Preciso

É de extrema importância que o candidato entenda que uma campanha eleitoral bem feita demanda planejmento e tempo, a comunicação deve ser construída. Atualmente, muitas campanhas são improvisads em decorrência da desvalorização e e do descompromisso com a área de comunicação. Não há valorização da mesma, nem na campanha, nem no exercício do poder.

 Eleições na Rede

A internet, no Brasil, ainda caminha no sentido de se tornar uma mídia amplamente utilizada pelos candidadtos. Nas últimas eleições houve restições para o uso da propgadana eleitoral na rede, porém , talvez esse seja o ano "0" na utilização da mídia digital para campanhas eleitorais. O maior limitador encontrado,porém, é a falta de um conhecimento prévio em relação à linguagem e às estratégias de persuasão via web, ou nas palavras de Adolpho: " É preciso aprender a seduzir os eleitores pela internet."

Há também, uma forma peculiar de divulgação de informação durante as campanhas, a "boataria" tambem conhecida como o marketing boca a boca. A boataria consiste em conversas deliberadas em espaços públicos cujo objetivo é difundir mentiras sobre o adversário na sociedade.

Porém, há alguns fatores que  dificultam uma comunicação eficiente no contexto eleitoral como as dimensões continentais do território brasileiro, as peculiaridades regionais, a legislação eleitoral inconstante,
a desinformação e o desinteresse do papel da comunicação por parte dos candidatos.

Histórico e Trajetória do Marketing Político Brasileiro

Por fim, foi apresentada a trajetória, as características e o desenvolvimento do marketing político presidencial brasileiro desde o governo de  Prudente de Morais até Itamar Franco. Deste modo, identifica-se três fase da propaganda política

1° fase: Restrita a jornais  impressos. Os profissionais de marketing até então eram basicamente os jornalistas.
2° fase: Ascensão do rádio e de um novo tipo de público, mais popular e menos sofisticado que o público dos jornais. Incorporação das músicas às propagandas eleitorais, ou seja, utilização de jingles.
3° fase: Hegemonia da Tv. A televisão é o lugar onde ocorrem os debates, anúncios e o horário eleitoral gratuito.

Se interessou pelo assunto? Para saber mais acesse o site da Associação brasileira de Comunicação e Marketing Político o POLITICOM

2 comentários:

Isabela Guimarães disse...

Brilhou, Larissa! Gostei muito de saber dessa palestra.. muito legal essas Fases da propaganda política, hein? Beijos!

Isabela Guimarães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
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