INTERCOM - Enio Lima dá dicas sobre Narração esportiva

Continuação

Durante a oficina do dia 30/6 sobre narração esportiva, Enio Lima deu dicas importantes a nova geração de jornalistas presentes no Intercom Sudeste de Ouro Preto. 



As dicas são:
Se manter atento aos novos segmentos do mercado esportivo. Talvez uma especialização em um esporte que esteja em crescimento no Brasil pode gerar frutos extremamente positivos no futuro, como por exemplo o UFC que tudo indica ser uma grande tendência de mercado inclusive no rádio. Uma dica relacionada também está a locução esportiva feminina, já que ainda é um tabu no Brasil esse tipo de profissional.

Ler jornais e revistas. Se manter bem informado é fundamental para o sucesso da narração esportiva. Pesquisar o histórico dos times, dos duelos e dos jogadores é um ingrediente especial na hora da jornada esportiva. Além disso, a pesquisa abrange desde o corte de cabelo dos atletas e cor da chuteira até o jeito de andar característico do mesmo.

A dicção deve ser impecável. Para abrir bem a boca na pronúncia das palavras existem uma série de exercícios, como falar com a caneta na boca para relaxar os lábios. Aquecer a voz antes da locução é também sempre importante.

Vícios de linguagem devem ser excluídos do vocabulário esportivo. Termos exageradamente informais assim como o sotaque não é bem recebido pelo ouvinte. Outro fator importante é a pronúncia correta dos nomes em jogo, quando houver polêmica é fundamental entrar em um consenso com toda equipe. Por exemplo, se vai dizer “Xávi” ou “Xaví” na hora da transmissão.

Dormir bem e beber muita água. Porém nada que coloque sua presença em risco na hora da transmissão ao vivo.

Dominar o cenário do campo de futebol. Linha de fundo, pequena e grande área, meia lua, círculo central e por aí vão várias posições referência na transmissão esportiva.

Escolher uma marca original. É muito importante como objeto de identificação (identidade sonora) a escolha de um jargão esportivo o qual será narrado principalmente na hora do gol. Por exemplo, “na rede”, “no barbante” ou “no pedacinho que a galera gosta”. No caso de Enio Lima é “marcou”.






Enio Lima sempre bem humorado narrou para os participantes da oficina um lance inusitado que aconteceu no futebol paranaense, o qual um time após 40 anos vê a chance de subir para a segunda divisão estadual se perder junto a uma cobrança de penalty no finalzinho da partida.

Parafraseando o lance marcante, ele utilizou o nome da Gabriella Braga (membro da nossa equipe de planejamento da CRIA UFMG Jr).

2 comentários:

Gabriella Braga disse...

Muito legal as dicas do Enio. Vale pra muita gente que quer seguir a carreira de narrador !

João Pedro Francisco disse...

Show de bola!! Pra nós que estamos começando é essencial pegar um pouquinho da experiência de narradores consolidados como o Enio... Abraços!!! João Pedro de São Miguel do Passa Quatro - GO.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top