Conquista! – parte 3

Fidelidade

A associação entre produto e desejo é usada com frequencia para estimular não apenas a venda casual do produto, mas também que o consumidor se torne fiel a ele, estabelecendo assim um vínculo mais seguro para a empresa, que terá uma regularidade maior nas vendas. Essa fidelidade não depende somente do produto, é preciso que os motivos que levam ao consumo continuem existindo, por isso as propagandas de cervejas se preocupam também em estimular o comportamento social envolvido (reunião de amigos em bares, por exemplo), sendo o destaque às individualidades de cada marca algo quase que secundário. Dependendo do produto, a associação com o desejo se torna uma alternativa segura e eficiente de atrair os consumidores, pois o ato de conquista, apesar de sofrer alterações com o tempo, é estável, e a técnica bem utilizada geralmente alcança os objetivos. No próprio caso das cervejas, o uso de mulheres na propaganda era bem comum, mas ocorreu de forma tão explicita e indiscriminada que se tornou alvo de uma lei que restringe o uso e a maneira como apareciam as mulheres.

Um exemplo clássico que também vale a pena citar é a publicidade usada para vender perfumes, que é usado como um elemento sutil de conquista. Técnicas de desejos aparentemente mais abstratas são empregadas para divulgá-lo, assim como o efeito proporcionado pelo perfume, mas uma análise com mais critério revela as verdadeiras intenções da marca, como o comercial abaixo da Paco Rabane. Esse contexto é muito importante na hora de se planejar qual será o apelo sentimental destacado na divulgação do produto, pois a combinação certa pode levar a resultados relevantes, incluindo a tão sonhada fidelidade do cliente.




1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Rolf, sua saga está realmente ficando muito boa!
parabéns... e o comercial escolhido também foi muito bom. Mostra bem o que você escreveu

 
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