PERSONAGENS PUBLICITÁRIOS

PARTE 1 - PERSONAGENS ANIMADOS


Já notamos, especialmente aqueles viciados em propaganda, que a publicidade pode fazer parte de nossa vida, virar papo de boteco. Um dos artifícios mais eficientes para isso é a criação de personagens, animados ou não, para representar a marca. Então, para falar desses diversos tipos de personagens, decidi entrar na onda dos meus companheiros de BLOG e fazer isso em partes (até porque eram vídeos demais para um post só!).

Voltando ao que interessa, personagens publicitários, geralmente, são divertidos e descontraem o público, tornam as propagandas mais gostosas de assistir e, se a campanha for bem realizada, ultrapassam o âmbito publicitário.

Exemplos excelentes de personagens animados eram, antes da proibição do CONAR, os personagens da Brahma. O siri com seu "lálálá" virou febre, passou a fazer parte da vida das pessoas. O mesmo ocorreu com a carismática tartaruga da campanha da cervejaria para a copa de 2002. A tartaruguinha virou símbolo da seleção na copa, todos a adoravam e a comentavam.

O mais sensacional disso tudo, que prova o sucesso de uma campanha, as pessoas tinham expectativa de quando seria lançado o próximo comercial da Brahma para saber qual seria a nova aventura do personagem, quase como um gibi na TV. Com um detalhe, que torna ainda mais brilhante ambas as campanhas da Brahma: os personagens não se tornaram maiores que a marca. Ou seja, todos comentavam, curtiam, esperavam para vê-los e SEMPRE ASSOCIAVAM O PERSONAGEM AO PRODUTO, EM OUTRAS PALAVRAS, SEMPRE QUE HAVIA REFERÊNCIA À TARTARUGA E AO SIRI, IMEDIATAMENTE SE PENSAVA NA MARCA.

Na verdade até hoje quando lembramos desses personagens - e não somos apenas nós, "propagandomaníacos", que conversamos sobre comerciais antológicos - lembramos da Brahma. Sucesso!

Só para não ficar no ar, a proibição do uso de personagens infantis em comerciais de bebida, veio para que não incentivar as crianças a consumirem bebidas alcóolicas.

video

video

video

video

Cá entre nós, considerando a geração de bebedores que, como eu, estavam naquela época na pré ou na adolescência, a proibição veio bem a calhar!

Piada a parte (não me cabe fazer essa avaliação), personagens, para serem bons como esses, não precisam, necessariamente serem animados. Mas estes ficam para semana que vem...

1 comentários:

Anônimo disse...

Filmes com Personagens Publicitários além de documentários da área da comunicação
http://acervopublicitario.blogspot.com/

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top