Isso mexe com o quê?

Você já ficou em dúvida na hora de responder o que um planejador faz?
Ou mesmo não soube como explicar de uma forma que deixasse quem perguntou satisfeito com a resposta?
Já tentou explicar e a pessoa comentou um " ah tá, entendi...", quando está na cara que ela não entendeu nada?

Acho que isso acontece muito com todo planejador. Não é simples definir o que a gente faz na prática, o que a gente estuda, com o que a gente lida... E esse problema é um pouco mais abrangente, pois começa com o fato que antes de ser planejadores, todos nós somos comunicadores.

"Ah, você estuda Comunicação Social... uhm, legal. Mas o quê que isso faz mesmo?"

Com certeza todos os comunicadores que leram essa última frase sabe bem do que eu estou falando e já se viu numa situação semelhante várias vezes. Isso quando aquela sua tia não chega perguntando: "Quando é que eu vou te ver na Globo?" - sendo que você nem ao menos quer fazer jornalismo.

Pode parecer bobo, mas muitas pessoas ainda não compreendem muito bem a profissão de publicidade. Se explicar que um comunicador pode fazer propagandas e não é só o apresentador do Jornal Nacional já é difícil, imagine falar sobre as Relações Públicas... Nesse caso, a famosa pergunta "mexe com o quê" não se aplica.

Acontece que essa dificuldade que você e eu temos para explicar o que um planejador faz também é comum a muitos planejadores já consagrados no mercado.

Para ajudar a direcionar a sua resposta, tem um texto escrito por Leon Phang, planner da Jung Von Matt, da Suécia que sistematiza o processo de planejamento.

http://www.chmkt.com.br/2009/07/o-que-um-planner-faz-na-pratica.html


P.S. Não aconselho usar o texto todo para responder as pessoas sobre o que você anda fazendo na prática... Elas podem ficar cansadas no meio e vão começar a te chamar de prolixo... Acho que o texto nos mostra que responder essa pergunta não é tão simples assim.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top