Welcome to the JINGLE

Música e propaganda é uma combinação de sucesso. A musicalidade dos comerciais diz muito do produto, bem como a falta dela. Não é sempre, porém, que uma música (ou um trecho dela) se adapta ao comercial e ao produto.

Casamentos perfeitos assim são raros.

Para solucionar esse problema existem os jingles, feitos sob medida para os comerciais. Se bem feitos, ficam na cabeça juntamente com a marca. Eu mesmo não sei o que é "auricedina", mas sei de cor o jingle (que infelizmente não encontrei o vídeo), "dorme, dorme menina, com auricedina".

Ainda melhores são aqueles jingles que, tão bem identificados com a marca, especialmente pela repetição, podem aparecer sem que a marca seja sequer citada e, ainda assim, o público a identifica. Uma propaganda da Brahma, veiculada na época da Copa de 1998, cujo video eu não encontrei, é um exemplo raro disso. Naquela propaganda o tão famoso jingle:

"Pensou cerveja, pediu Brahma Chopp, Brahma Chopp, Brahma Chopp/Pensou cerveja pediu Brahma Chopp/ cerveja é Brahma Chopp/ A número 1!"

tocava ao fundo, sem que a letra fosse cantada, enquanto um texto de incentivo à seleção era narrado e o garoto-propaganda, Ronaldo, ficava parado em um estádio vazio. Nesse comercial o nome "Brahma" não foi citado uma só vez, mas todos reconheciam ser da cervejaria pelo jingle.

Há porém um outro lado. Jingles que são excepcionais, a ponto de entrar para o cancioneiro popular, mas que se desvinculam da marca. A canção é repetida pelas pessoas, mas ninguém a conecta ao produto ou marca

http://www.youtube.com/watch?v=bNlb_udmzOQ&feature=related

Alguém sabia ou se lembrava que essa simpática musiquinha natalina era, na verdade, um jingle do Banco Nacional de 1987?

2 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Muito bom o texto Gabriel
Parabéns mesmo! O título ficou ótimo e você escolheu exemplos muito bons

Iza Pinheiro disse...

Parte desse video tem o comercial do Brahma Shop

http://www.youtube.com/watch?v=v91IbYGnueg&NR=1

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top