Ao som da melodia

Todos já devem ter percebido que a Skol anda investindo numa tal campanha para o dia 20 de julho, também conhecido como "Dia do Amigo". Ontem, um amigo me disse que espera que a Skol faça alguma ação ousada no próximo dia 20, algum marketing de guerrilha ou coisa parecida, porque não faz muito sentido fazer uma campanha usando o dia do amigo como gancho.

Opiniões à parte, a expectativa dele em relação à ação da Skol me pôs a pensar no quão exigentes nós, consumidores, estamos nos tornando. No site www.diadoamigo.com.br, vemos a promoção da marca Skol, que premiará o melhor vídeo gravado por amigos com uma viagem a uma "ilha redonda" com tudo pago. E se o objetivo central da campanha "Dia do Amigo" for apenas essa promoção? E se não acontecer nenhuma ação de guerrilha? Meu amigo, por exemplo, já disse que vai ficar decepcionado.

O consumidor dos dias de hoje está sujeito a inúmeras mídias diferentes, que se convergem num emaranhado de informações explosivas. Assim, fica mais difícil torná-lo fiel a alguma marca. Os novos tempos exigem muita criatividade dos publicitários, tanto no campo do planejamento como no da criação. Navegando pelo blog da Y&R Brasil, encontrei esse excelente vídeo produzido pela Scholz & Friends Berlin, que nos conta a história do marketing, mostrando essa transformação do cenário publicitário ao qual me referi nesta pequena reflexão. Assistam, e comparem as diferenças que surgiram de um tempo pra cá:



Embora a tarefa da publicidade pareça mais difícil agora, existe o outro lado da moeda. Ao mesmo tempo em que a exigência do consumidor aumenta, aumenta também o vasto campo midiático a explorar. Como ensina o vídeo da Scholz & Friends Berlin, uma "Orquestra de Idéias" é o que o público precisa pra voltar a dançar (espera-se que no bom sentido!) ao som da melodia da conquista, eterna arte dos publicitários.

2 comentários:

paixaopretaebranca disse...

videozinho absolutamente sensacional

Taís Maciel disse...

Gabriel tirou as palavras da minha boca! rs

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top