Percepção ou Persuasão?

Hoje em dia a mensagem subliminar existente nas propagandas não é mais uma novidade especialmente em algumas campanhas publicitárias que têm especificamente este objetivo.

O termo “subliminar” foi criado por um especialista em marketing, James Vicary, no ano 1957. Vicary desenvolveu o projeto subliminar que começou com varias projeções de imagens intencionalmente criadas para influenciar o receptor nas seções de cinema. Uns dos primeiros anúncios realizados por James nos cinemas tinham estas duas frases escolhidas "Drink Coke" e "Eat Popcorn" com as quais a venda da coca cola aumentou 18,1% e da pipoca 57,7%.

A mensagem subliminar é um tipo de mensagem difícil de ser captada diretamente pelos sentidos humanos e muitas vezes são utilizadas como formas de persuasão para influenciar ao receptor por meio da publicidade. Esta mensagem trabalha com o subconsciente das pessoas.

A percepção subliminar é na atualidade comprovada pelos científicos como forma de captação automática do ser humano, mas a persuasão ainda não foi comprovada cientificamente embora já existam alguns experimentos que afirmam sua influencia.

Aqui estão vários vídeos que falam por si sós!

http://www.youtube.com/watch?v=ToI5ork3cY0

http://www.youtube.com/watch?v=LyHg5oLhs40

http://www.youtube.com/watch?v=Ng6hQfGzQig

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top