Oportunidades nas Dificuldades

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, com 25 mil pessoas em 50 países, traz uma perspectiva interessante para o atual momento do mercado publicitário. Segundo o estudo, os brasileiros estão entre os que mais confiam na publicidade que vêem. A pesquisa foi dividada em quatro escalas para diversas mídias usadas nas propagandas: "Total Confiança", "Confiam de alguma maneira", "Não Confiam Muito", e "Não Confiam Nada". Veja alguns dos dados:

- Anúncios em revistas: "Total Confiança" de 19% dos brasileiros, contra 10% dos argentinos, 5% dos norte-americanos, franceses e chineses, e 3% de ingleses e japoneses;

- Anúncios em jornal: 17% dos brasileiros demonstram "Total Confiança", contra uma média global de 7%;

- Publicidade em mecanismos de busca: "Total Confiança" para 9% dos brasileiros, contra 2% dos norte-americanos.

- Televisão: 21% dos brasileiros possuem "Total Confiança" contra 6% nos EUA, e 5% na França e no Japão.

O estudo mostra que os publicitários brasileiros tem mais o que comemorar do que os de outros países. Além disso, os dados desta pesquisa demonstram que os planejadores de mídia do Brasil podem respirar um pouco aliviados, mesmo com a famigerada crise econômica que assola também o mercado publicitário. Só em 2009, estima-se que a atividade diminuirá 8,5% no globo - a América Latina, no entanto, deve ser a única região a registrar crescimento.

Com esse estúdio de mídias, portanto, os planejadores brasileiros podem explorar essa vantagem diagnosticada para amenizar qualquer prejuízo ou minimização de resultados que a crise possa trazer. A afirmação de Albert Einstein de que "No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade" prova-se verdadeira nesse contexto: está aí não a solução, mas uma alternativa. E as alternativas não são nada mais nada menos que o instrumento maior de um planejador visionário.

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Muito bom o resultado dessa pesquisa. Eu, como futuro publicitário fiquei feliz com os dados. Parabéns pela pesquisa e pelo texto André. Muito bom

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top