Se tudo mudar, a gente muda também

"Qual é o valor do conhecimento?". Esse é a pergunta carro chefe da nova campanha do jornal Estado de S. Paulo. O Estadão convida o seu leitor a definir quanto vale o conhecimento para ele.
Eu achei essa estratégia muito interessante, pois de uma maneira interativa, faz o seu público refletir o quanto a relação (sim, o jornal não transmite informações, mas estabelece uma relação com o seu receptor que vai muito além disso) com o jornal é positiva para ele.
As pessoas têm rápido acesso a todo tipo de informação. Sabendo disso, o que o jornal propõe é se posicionar como um meio de adquirir conhecimento e não apenas informação. O vídeo procura passar a idéia de que informação passa, mas conhecimento fica e leva você mais longe. Sendo assim, percebemos claramente que essa não é só uma estratégia para angariar mais assinantes, como também uma campanha institucional muito bem pensada.
Talvez ela seja resultado da crise pela qual o jornal impresso está passando devido a popularização do acesso aos meios digitais, que divulgam as informações de maneira muito mais rápida e barata. Nesses momentos de mudança de apropriação dos meios, é muito importante um planejamento de campanha para que as ações vão realmente ao ponto que interessa. E eu acho que nesse caso o planejamento foi bastante feliz.
Na realidade, o leitor escolhe o valor que vai pagar apenas na primeira parcela da assinatura. Mas sem dúvida a ação vai fazer muitas pessoas repensarem o valor que a experiência estética com o jornal pode lhe proporcionar. E é isso que importa.

Confira mais detalhes da campanha no link abaixo:
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/index.php/ultimas/Estadao-convida-leitor-a-definir-o-quanto-vale-o-conhecimento.html

2 comentários:

André Heneine disse...

Campanha muito legal, Maitê!

Ótimo achado!
É interessante pensar quanto o conhecimento vale... pra mim vale tanto, que a minha primeira parcela da assinatura ia ser impossível de pagar. =)

Gustavo Almeida disse...

Muito bom o texto e sensacional a campanha!
Parabéns pela escolha Maitês.
Também não tenho ideia do quanto eu pagaria pelo conhecimento, só sei que ainda não tenho dinheiro suficiente para isso...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top