Sorria

Vocês já viram a nova logo da Pepsi? Eu já demonstrei anteriormente, neste blog, minha aprovação para uma medida ousada da Pepsi chinesa. Dessa vez, entretanto, a mudança de identidade da Pepsi me assustou muito inicialmente. Como eu disse, inicialmente.

Como vocês podem ver pelas fotos, a nova logo tem estilo bem mais clean que a anterior. Não vou ficar especulando e analisando a logo graficamente, mas o que eu quero dizer é que eu gostava muito do símbolo antigo, uma espécie de yin-yang que, na minha cabeça (e acredito que na de muitos), era marcante. A nova logo, visivelmente, quer nos esboçar um sorriso.

Primeiramente, eu praguejei contra a mudança, disse que era exagero e maluquice. Pensei "isso só vai dar certo junto de um ótimo plano de comunicação". Ao pesquisar mais a fundo, pude ver então que esse plano existe. Antes de mais nada, assistam a esse vídeo:



Fantástico! Talvez seja uma questão de costume, mas, além disso, a nova identidade da Pepsi é inegavelmente inovadora. As mudanças de acordo com o tipo de refrigerante também são interessantes. Para entender melhor ainda a justificativa para a transformação, é legal ler o manual de identidade da nova marca.

Todas essas mudanças, mais do que significar "nós podemos mudar e continuar conhecidos", significa também uma tentativa inédita de fugir do estereótipo de "rival da Coca", o que, ao meu ver, é louvável. Mais uma vez, a importância da conceituação, da fundamentação, e do planejamento, fica evidente, escancarada. E mais uma vez, eu me fascino com ela, como se não a conhecesse.

2 comentários:

paixaopretaebranca disse...

Mudanças sutis ao longo dos anos, mas uma mudança gigante se vermos de ponta a ponta. O mais interessante que´nessas horas que você se lembra das outras identidades. A da minha ifância, e que eu mais gostei, era aquela com o pepsi escrito em azul entre o vermelho e o branco

Gustavo Almeida disse...

Sensacional a mudança. Muito bom o texto e a pesquisa em cima, André. Gostei muito de você ter indicado o Manual de Indentidade.
Parabéns! E com certeza a Pepsi tinha que pagar um cachê pela divulgação que fazemos em nosso blog.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top