Conquista! – parte 2

Histórico

O uso da sedução para vender é antigo, se confundindo com a própria historia da propaganda. As técnicas se aprimoraram com o tempo, e com o surgimento da TV, puderam ser explorados outros elementos, como a música e a criação de uma cena que pudesse retratar melhor essa idéia do que apenas a imagem na mídia impressa. A associação entre desejo e produto precisa ser feita com critério, pois a sexualidade sempre foi um tema complicado de se abordar, apesar de se tornar um assunto cada vez mais liberal. Por isso a importância de um planejamento adequado para cada situação, procurando entender o contexto social e a necessidade dessa relação, pois o uso inadequado pode incentivar a banalidade e gerar constrangimento, algo já ocorrido antes. É interessante observar que as transformações sociais possibilitaram a exploração mais explícita do corpo, mas o olhar ainda continua sendo um importante elemento para representar esse sentimento. As propagandas clássicas abaixo ilustram bem essa realidade, utilizando também de outros símbolos que remetem a esse universo do desejo, como a rosa. Outro caso fantástico de representação é a maçã da Apple, que simboliza tentação, o que sintetiza o posicionamento da marca.


E para complementar, vídeos da Pespi e da Fiat, de épocas distintas, mas repletos de sensualidade.


1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Rolf, muito boa a segunda parte da sua saga! Estou gostando muito do tema e da maneira que você está escolhendo para tratá-lo. Característico de um bom planejador

 
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