Buzz: A Era do Marketing Viral

Já fazia muito tempo que eu não indicava um livro por aqui. Depois desse período de abstinência, decidi mostrar um que parece ser muito bom. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler, e pode até parecer que estou julgando o livro pela capa, indicando simplesmente por me parecer bom. Mas além do tema ter me chamado muita atenção, o livro também tem uma descrição ótima, e muita gente anda comentando sobre ele na internet. O livro é de 2003, mas parece trazer casos bem atualizados sobre o ramo do Marketing

Fica a sinopse do livro para já deixarem vocês curiosos para ler:
"Eis o modo mais barato e eficiente de colocar o nome da sua marca na boca de todos e transformar consumidores potenciais em compradores reais. O buzz, porém, não surge espontaneamente: você tem de fazê-lo acontecer. Como disseminar o buzz? Como fomentá-lo? Em Buzz, três dos mais bem-sucedidos especialistas mundiais do ramo revelam as fórmulas altamente eficazes que empregaram para provocar alarido em torno de grandes marcas como American Online, Esprit e Nintendo. Marian Salzman, Ira Matathia e Ann O´Reilly não discorrem apenas sobre teoria: mostram como o buzz marketing funciona. Conduzem o leitor, passo a passo, ao longo do processo de identificação dos Alfas e dos Abelhas, pessoas influentes que garantem a transmissão de mensagens ao público-alvo. Os autores apresentam também técnicas que comprovadamente criam a ilusão da espontaneidade, valendo-se das redes sociais existentes para levar a sua mensagem aonde você quer que ela chegue e induzindo os consumidores a trabalhar para você. Examinando estudos de caso colhidos em campanhas de marketing bem-sucedidas para Kate Spade, Bulgari, Ford, Nokia e Apple, este guia prático conta a história oculta de como o boca-a-boca realmente funciona. Você também descobrirá quão eficazes são os anúncios de impacto, o modo como aproveitar o ímpeto de uma marca e quais os produtos ou serviços que mais se beneficiam de uma campanha de buzz. Você descobrirá diferentes tipos de buzz (inclusive o marketing viral pela internet) e aprenderá a escolher o que funcionará melhor para determinada marca ou campanha. Além disso, ao longo do livro, tomará conhecimento de técnicas inovadoras de construção de buzz para ir além do simples comentário e gerar lealdade duradoura à marca."

O livro não é mais uma daquelas bíblias gigantes do Marketing e tem apenas 222 páginas. Vale lembrar a força que esse tipo específico de Marketing tem atualmente, e as vantagens trazidas com ele. Para um bom Planejamento, é sempre bom estar atento a esse tipo de ação.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top