Harley Davidson: um estilo de vida



Vejam esse comercial da marca de motocicletas Harley Davidson. Repare que a intenção da propaganda não é destacar os atributos do produto, mas sim associá-la a algo maior do que o desempenho: a experiência de se dirigir uma moto (ou melhor, uma Harley Davidson). Criada no inicio do século XX, o histórico da marca se confunde com a popularização e a produção em massa de motocicletas, porém o relacionamento construído com os consumidores não foi suficiente para suportar a concorrência com as motos japonesas, que culminou com a venda da empresa em 1981. A nova direção decidiu resolver os problemas da companhia de três formas: em primeiro lugar, um programa para o desenvolvimento de produtos; depois incorporação da produção em um nível de excelência; em terceiro lugar, uma filosofia voltada para o cliente. A partir dessas mudanças, foi criado o conceito de que a máquina é mais do que uma simples motocicleta, é um estilo de vida, uma obra de arte, um vínculo emocional com uma vasta e única comunidade. Esse conceito se consolidou de tal forma que hoje é um dos casos mais bem sucedidos de amor à marca, chegando ao ponto de pessoas tatuarem o logotipo da empresa no braço. Por isso, a propaganda acima tem os seus méritos, mas o segredo do sucesso veio da base de um planejamento estratégico desenvolvido décadas atrás, que definitivamente merece ser estudado!

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Harley-Davidson#Nascimento_De_Uma_Lenda

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/entrevistas/entrevistas/280901-harley_davidson.shtm

http://www.artigonal.com/marketing-internacional-artigos/estrategia-de-fidelizacao-da-marca-harley-davidson-na-perspectiva-do-cliente-622887.html

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Excelente texto Rolf!
Parabéns mesmo! gostei muito da reflexão e do exemplo da Harley Davidson... Muitas marcas hoje já foram transformadas em estilo de vida, e às vezes nem nos damos conta disso!

 
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