Muita Calma nessa hora

Eu li em algum lugar que ética é quando fazemos a coisa certa porque tem alguém olhando. Fazer a coisa certa se não tem ninguém vendo, chama-se caráter.

Estou levantando essa questão para tratar de uma das funções do Profissional de RP que permanece por mais tempo na posição do xeque ideológico. Se você estuda, ou vai estudar relações públicas, com certeza já ouviu, ou vai ouvir falar do caso TAM, quando a comunicação foi uma grande aliada da corporação na hora de gerir a crise provocada pelo acidente que deixou 96 mortos. (Se você não conhece a história, ou quer saber um pouco mais sobre ela, vale a pena dar uma lida neste artigo)

Agora, em tempo de outra grande tragédia, agora envolvendo a Air France, escrevo este texto para levantar esta reflexão: qual é o real papel da Comunicação em situações de crise? E é aqui que aquele prólogo sobre a ética retorna. Porque, a primeira vista e olhando pela perspectiva que classifica o RP como o maquiador de verdades é nesses momentos de crise que um profissional deve se sentir um vendido. O insensível que vai manipular os fatos de modo que o sangue das vítimas não respingue na imagem da empresa.
Mas o que este post defende é que, se exercida com ética, as Relações Públicas serão a voz da calma no meio do caos. E como toda calma em momentos de crise, será reconfortante para todos, até para os que sofrem. Você já parou para pensar em quantas pessoas se importam com cada um dos passageiros daquele avião? Para essa imensa rede de pessoas, unidas pelo sentimento da dor e da agonia, uma informação coerente, precisa e que respeite o momento enfrentado é indispensável. E será a comunicação de qualidade que protegerá essas pessoas das especulações, que são tão dolorosas e desnecessárias. Que preservará a intimidade das famílias, das vítimas, dos envolvidos direta e indiretamente, que evitará desgastantes e caça às bruxas infrutíferas.

Assim, uma comunicação ética articulada por profissionais sérios protegeria a todos – inocentes e culpados, se culpados houver – da falta de caráter que muitas vezes pauta a comunicação midiática nos dias de hoje.

4 comentários:

Taís Maciel disse...

Muito bom, Patrícia!!
O pessoal do discurso "a mídia manipuuula" deveria ler esse post!!

Ana Cacau Ferr disse...

Engraçado, Paty, desde o início, parece que eu sabia que o post era seu. rs

Muito bom, muito coeso, bem atual e com ótimos argumentos.

Vale aguardar e analisar a atitude dos RP da Air France!!

Estrelinha pra tu!
=)

Gustavo Almeida disse...

Ótimo texto Patrícia!
Muito reflexivo e legal ter relacionado uma questão atual.
Parabéns

André Heneine disse...

Excelente texto!

Quem está precisando de RP é o Nelson Jobim, que falou um monte de besteira nas coletivas de imprensa sobre o acidente.

 
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