Planejamento e Atendimento

Como todos sabem, o planejamento é uma área que surgiu na publicidade há pouco tempo. Não se sabe exatamente como surgiu, nem quem foi que primeiro pensou que seria necessário um profissional que fizesse esse trabalho. Mas sabe-se que quem cunhou o termo "planejamento de propaganda" foi Stephen King (não, não foi o escritor de "O Iluminado"), em 1968.
Bom, eu acho complicado fazer publicidade de qualidade sem um bom Planejamento, então quem fazia o nosso trabalho antes disso?

O Atendimento! Sim, o atendimento, apesar de não se aprofundar em pesquisas, nem fazer diagnósticos, ou interpretar mil dados, sempre foi o responsável por fazer ligações entre todas as informações disponíveis para desenvolver o melhor conceito e direcionar a criação da melhor maneira possível, além de acompanhar todo o andamento do trabalho e fiscalizar se o briefing está sendo seguido. Ainda hoje, inclusive, muitas agências, principalmente as de pequeno porte, contam com os profissionais de atendimento também para fazer o trabalho de um planejamento. De forma não tão aprofundada e embasada, claro, pois não é possível acumular perfeitamente as duas funções, mas sempre da melhor maneira possível.

Além disso, o Atendimento é nossa principal ligação com o cliente. É ele que marca reuniões, conversa com o cliente, aprende a lidar com ele, detecta as suas peculiaridades, nos orienta e nos ajuda a obter as informações necessárias para fazer nosso trabalho da melhor maneira possível. O Atendimento é a ponte do planejamento com o cliente e o Planejamento é aliado do atendimento, ambos devem caminhar juntos para que o objetivo final, que é apresentar um trabalho de qualidade e direcionar a criação para o caminho certo, aquele que o cliente deseja, seja alcançado.

2 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Nossos caros amigos do atendimento, vamos sempre manter um bom relacionamento com eles, pois isso é essencial!
Parabéns Taís, pelo texto e pela boa vontade! hehe
Muito bom mesmo
e ainda bem que o Stephen King, o escritor, não é Planejador. Ele ia fazer suspense para apresentar as ações e o cliente ia desistir da vida

filet disse...

Como deveria ser a relação ideal entre planejamento e atendimento???
A resposta para essa pergunta é nada mais nada menos que o segundo trecho da frase secreta!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top