Paradoxo da Visibilidade

Um é pouco, dois é bom três é demais e isso é um clichê! Ok. Você já parou para pensar na vida sem e-mail? Quantos e-mails você recebe por dia? Quantos envia? De quantas listas de discussão/grupos você participa?
Pois é, mas neste mundo do virtual, corre-se sempre o risco de cair na velha falácia de que no terreno da internet, em se plantando, tudo dá. E iludidos pela equação sedutora que coloca tempo de leitura de um e-mail em função do tempo do dia em que a pessoa está com o e-mail aberto, o spam pode aparecer como uma forma de propaganda obviamente perfeita: barata, fácil de distribuir e com grande potencial de difusão.
Mas calma! Já parou para pensar no paradoxo da visibilidade? Rebatendo a obviedade da afirmativa do parágrafo anterior, é óbvio pensar que um e-mail a mais, um e-mail a menos... e seu marketing super barato pode sair caro esbarrando na falta de eficiência. Pode ser só mais um e-mail desconhecido que vai para a lixeira eletrônica sem a chance de ser mesmo aberto.
Mas é claro que o e-mail, parte do dia de todo mundo que está lendo esta postagem (posso apostar!) pode ser uma ferramenta muito útil para uma boa comunicação dirigida. Basta obedecer à boa e velha regra das mães (e das revistas de dieta) de que tudo em excesso faz mal e que (quase) tudo pode ser muito apreciado, desde que com moderação. Até mesmo clichês, quando eles cabem (como no começo deste texto) ou um e-mail marketing enviado para as pessoas certas!
E como saber quem é o que? Sugestão: Planejamento!

2 comentários:

RP na Moda disse...

Super verdade também...Inclusive criei um post falando sobre o e-mail marketing não faz muito tempo.
O post está disponível no endereço: www.rpnamoda.wordpress.com

Gustavo Almeida disse...

Patrícia, parabéns pelo texto!
Muito bom o tema e sem dúvidas o excesso de e-mails tá precisando de planejamento!
E eu também preciso me planejar para ler os milhares que recebo por dia

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top