Inovar

Imagine se a partir de amanhã a sua mãe resolver que, na sua casa, só se cozinhará como os japoneses. Sim, apenas peixe cru e arroz empapado. Nada de feijão e nem de carne vermelha. Japones são saudáveis e inteligentes, a alimentação deles é super evoluída e, dessa forma, nada melhor que segui-la. Mas alguma coisa me diz que talvez você não tenha gostado muito da ideia. Sim, uma comida japonesa costuma cair muito bem, mas será que ela substitui o arroz com feijão?

Inovar. Por definição: coisa introduzida de novo. Renovação. Inovar não é fazer tudo diferente. Porque fazer tudo diferente significa dizer que tudo o que já tinha sido feito antes não tem mais serventia.

Por isso inovar é tão difícil. Por que requer mais que a vontade de “tentar o novo”. Inovar requer sensibilidade, bom senso, criatividade e... Planejamento!

Um bom Planejamento não tem medo de inovar. Isso porque planejar é saber o que está fazendo. É sentir a receptividade do público para mudanças naquilo que recebe todo dia. É saber no que cabe mexer e no que não cabe, saber se está na hora de quebrar o conforto do cotidiano. Inovar sem planejar é aventura, no pior sentido da palavra, e pode desperdiçar uma ideia que, se aplicada de uma forma mais consciente, poderia ter rendido bons frutos.

E não é sempre que é hora de inovar. Ao contrário. Um dos mitos contemporâneos é a ideia do combate exacerbado à rotina. Tudo parte dessa nossa cultura do efêmero. Mas por mais que filés com gorgonzolas sejam realmente deliciosos, o arroz com feijão da mamãe tem sempre seu lugar.

Sensibilidade, bom senso e embasamento teórico serão sempre os melhores aliados para escolher o prato do dia!

5 comentários:

Buono disse...

Excelente texto paty... parabéns!

André Heneine disse...

"Mas por mais que filés com gorgonzolas sejam realmente deliciosos, o arroz com feijão da mamãe tem sempre seu lugar."

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Texto sensacional, Paty!

Mashi disse...

Tambem achei super digno ;)

Alias, excelente essa idéia de vcs! Lendo o texto, até me esqueci de procurar as frases porque achei o conteudo super interessante - e bem escrito!

Gustavo Almeida disse...

Procurem o conteúdo galera, porque o filet não está muito para dicas...
Parabéns Patrícia! Inovou e o texto foi ótimo.

filet disse...

A dica é:
olhe com muito carinho para o quarto paráfrafo do texto. O início da frase secreta está lá!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top