A indignação de todo RP

Hoje fiquei muito indignada com a postagem do meu colega, achei esse texto ótimo, mas o livro de Stefan Engeseth,"The fall of PR and the rise of advertising", sobre a queda das relações publicas me deixou insatisfeita. Eu me pergunto para que ficamos 4 anos estudando, fazendo diferentes estágios e assistindo palestras? Se chega ao ponto em que a sociedade desvaloriza nossa profissão. Tudo bem que eu respeito as diferentes opiniões e perspectivas, não tenho nada contra, sobre tudo porque eu sei que todas as informações têm fundamentos. Mas vou apontar aqui minha opinião, voltada para a importância das Relações Publicas.

As Relações Publicas existem faz muito tempo, mas esta foi reconhecida como atividade, recentemente. Agora me pergunto, porque foi reconhecida?
Bem, foi reconhecida pelo fato de ser um ponto estratégico para a organização das sociedades. Elas existem para representar os públicos perante a sociedade empresarial.

Um profissional de RP serve como mediador entre os públicos e as organizações. Nenhuma organização empresarial funcionaria sem planejar a comunicação com seus públicos de preferência, sem o ADMINISTRADOR das informações e muito menos sem o auxilio na transmissão dessa informação.

VISA, FERRARI, COCA COLA, MC DONALDS , PEPSI, FORD, ADIDAS, NOKIA, etc, são empresas que não funcionariam sem um departamento de Relações Publicas, porque eles não conseguiriam atingir seu publico só com uma pequena intuição sobre que propaganda lançar na internet. Por isto as Relações Publicas têm ainda um caminho longo por recorrer e sobre tudo um caminho em crescimento, a reputação de uma empresa e a importância que sentem os públicos depende totalmente da mediação do profissional de RP.

Todos os estudantes de RP e planejadores não devem deixar que a imagem de uma profissão tão importante seja deturpada, tanto que sem ela não existiria nenhuma boa comunicação.

2 comentários:

André Heneine disse...

Falou e disse, Belén...

As Relações Públicas são indispensáveis para um bom relacionamento dos diversos públicos, sejam internos ou externos.

Ainda há muito a evoluir nesse sentido.

Gustavo Almeida disse...

Belén, excelente texto!!!
Fiquei muito satisfeito com a contraposição ao livro que o André comentou.
Eu estudo RP radicalmente!
E com certeza também achei o livro um pouco equivocado.
Parabéns por aproveitar a postagem do André e criar um texto tão bom!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top