Bom, FEIO e barato

Diariamente somos bombardeados com propagandas em todos os meios de comunicação. Tamanho bombardeio nos torná, indiscriminadamente, críticos de propaganda. Julgamos, baseado quase que absolutamente na estética, se a propaganda é boa ou ruim. Do ponto de vista da comunicação, as coisas não funcionam bem assim. Existem aquelas campanhas que combinam perfeitamente estética e objetivos. Esse tipo de campanha deixa propaganda, marca e produto na memória.

Quem não ficou com água na boa vendo e ouvindo "Pipoca e Guaraná"? E quem não completou a receita mais famosa do Brasil com "é o Big Mac"?

Entretanto essa sintonia não é regra. Na década de 1990 havia uma propaganda de um aparelho de som em que formiguinhas usavam os alto-falantes como trampolim. Linda, genial. Todos gostaram e se deliciam até hoje ao lembrar do comercial. Pouquíssimos se lembram que a anunciante era a Philco.

Já à época a empresa percebeu essa falha e conjugava esse comercial com um outro, muito curto, que simplesmente bombardeava a marca. Não eram anúncios seguidos, geralmente vinha uma propaganda absolutamente aleatória entre eles.

Por outro lado, como muito bem lembrou o André neste blog tempos atrás, existem propagandas dias, que viram chacota, mas que são absolutamente pertinentes ao seu fim. Aqui em BH todo mundo detestava o vídeo da Bordados da Dinha "Capa de Sofá, 5 Reais". Todavia, o jargão irritante se popularizou e os públicos alvo, c e d, que passam diaramente pela região da loja, antes desconhecida, passou a tornar a Bordados da Dinha referência. Sucesso absoluto de vendas.

Nem tudo que é bonito é bom, depende do público. Ele tem sempre razão.

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Muito bom mesmo o texto Gabriel!
Parabéns pela escolha das propagandas, que ilustram bem o que você falou... Excelente a propaganda das formigas... Lembro de quando ela era veiculada.Mas é mais para curta do que para anúncio publicitário, pois a marca realmente ficou de segundo plano.
Pra terminar,não vou resistir... Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e o pão com gergilim

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top