Será que o que é belo pra você é para mim também?

Conhecer o público alvo. Isso é essencial para o sucesso de qualquer forma de comunicação. contextos histórico, social, cultural e econômico influenciam a forma como as pessoas irão apreender as mensagens veiculadas na mídia ou em outras formas de comunicação.
É o que demonstra uma pesquisa realizada por um grande shopping voltado para pessoas das classes C e D. A partir das conclusões do estudo, percebeu-se que o tipo de beleza que aparecia nas campanhas publicitárias não correspondia ao que o público considerava como sendo o mais belo, não se identificavam com aquilo.
O risco de cometer esse tipo de erro é muito grande, pois muitas vezes os criadores constroem a comunicação a partir das suas próprias referências e não das do público. Mas com um planejamento de campanha isso certamente não aconteceria, pois ainda no diagnóstico poderiam ter percebido o que é considerado como belo para esse público específico e construiriam a comunicação com base nisso.
Enquanto a comunicação for vista como obra de arte e não como ferramenta para alcançar resultados, isso continuará acontecendo. A arte é importante sim, mas se não trouxer resultados para o cliente não vale nada.
Planejar ainda é a melhor forma de prever e evitar erros.

Mas detalhes sobre a pesquisa no blog do Carlos Henrique, da TOM Comunicação.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top