10 pontos para se pensar antes de usar o Twitter

O Twitter já se tornou uma verdadeira febre. E muitas empresas embarcaram nessa onda para mostrar a cara pro mundo. Mas será que é fácil ganhar visibilidade com essa nova mídia social? A resposta pode ser sim se a ferramenta for utilizada corretamente. Foi pensando nisso que a Advertising Age publicou 10 pontos essenciais a serem pensados para que o Twitter seja bem usado. É muito interessante e traz questões que merecem reflexão:

1 - Você pensa que usar o Twitter é uma estratégia de mídia social. É uma tática, uma ferramenta, não uma estratégia. Funciona se você tiver um acompanhamento online que verá seus tweets como uma maneira de interagir com sua empresa no nível humano.

2 – Seus Tweets exigem aprovação. O Twitter é uma rede social onde as conversas são rápidas e interconectadas. Se você tiver que esperar um dia, ou mesmo algumas horas para que o que você for postar seja aprovado, está no lugar errado.

3 – Você planeja usar o Twitter para apenas transmitir headlines ou ofertas. As pessoas seguem pessoas que elas acham interessantes. Seguidores são conquistados no Twitter. Seja interessante. Fale menos a seu respeito, e ganhará e manterá seguidores. Se seus tweets são uma via de mão única, será bloqueado.

4 – Você acha que twitar para o presidente da sua empresa é ok. Autenticidade e transparência são as chaves. Não tem problema se alguém que não seja o CEO da sua empresa participe, desde que seja dito o que está sendo feito.

5 – Você não vai responder quando as pessoas te enviam mensagem diretamente. Se você só falar, falar e falar, as pessoas vão te deixar falando sozinho.

6 - Você acha que twitar como a empresa XYZ é uma boa ideia. Identifique a pessoa ou pessoas twitando para a empresa, ou então, opte por ficar de fora. Não dá mais pra se esconder.

7 – Você acha que o que importa no Twitter é a quantidade de pessoas que te seguem. Qualidade é muito mais que quantidade.

8 - Você quer proteger suas atualizações. Se as pessoas tem que pedir permissão para ver o que você está postando no Twitter, o propósito do diálogo está sendo derrotado.

9 – Você planeja acompanhar seu Twitter pelo Google Analytics. Sistemas de mensuração de visitas não te darão números verdadeiros. Você pode acompanhar os links que coloca, mas precisará de um ou mais medidores de mídias sociais para monitorar a reputação e influência da sua empresa no Twitter.

10 – Você acha que é só entrar e começar a twitar. Ouça primeiro. Monitore o que vem sendo dito sobre sua marca, seu segmento, seus produtos. Então, junte-se à conversa e torne-se parte da comunidade. Com isso, suas mensagens ocasionais de marketing serão aceitas ou, pelo menos, toleradas, já que você trouxe valor para a comunidade.

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