Disney não é só diversão

Para todos aqueles que pensavam que a Disney era somente uma indústria bilionária de produtos, além de um imenso complexo de parques temáticos em Orlando e dos seus estúdios famosos por grandes produções cinematográficas, aí está a prova que nem só de diversão vive a toda poderosa.

A Disney quer decifrar o impacto da publicidade online. Isso mesmo! E para quem ainda não refletiu direito, basta pensar que atualmente não é possível ainda mensurar os resultados desse tipo de publicidade, ao contrário da mensuração precisa dos meios convencionais, como TV e rádio, por exemplo. Esse tipo de pesquisa afetará e muito o modo como os planejadores do mundo inteiro passarão a enxergar a publicidade virtual, pois as pesquisas servirão como base de dados para todos os profissionais da área.

A notícia foi publicada no New York Times e confesso que fiquei surpreso quando soube desse tipo de investimento do grupo criador do Mickey. "O estudo pretende monitorar a efetividade da publicidade online e aprender mais sobre como os consumidores reagem quando eles são afetados por diferentes tipos de formatos.

A pesquisa utiliza técnicas de monitoramento dos olhos, de modo a determinar quais peças publicitárias são relevantes e quais não são. Além do olhar, o estudo analisa outros fatores como os batimentos cardíacos, a temperatura da pele e as expressões faciais, cujos dados são gravados e analisados, de modo que a equipe da empresa possa analisar o que funciona e o que não funciona.

Dentre outras coisas, estão sendo analisados fatores como o quão pequeno o banner pode ser antes de ser ignorado, o quão bem as pessoas reagem a anúncios animados e qual o melhor local para dispor a publicidade online.

Algumas das descobertas iniciais são que os anúncios "fly out", aqueles que aparecem próximos ao player de vídeo em um site e que podem se expandir com o simples passar do mouse, resultam no mesmo impacto do que os chamados "over-lay" transparentes, os anúncios que correm acima do conteúdo, só que com a vantagem de serem menos intrusivos.

A ideia da Disney, que é dona de propriedades como ABC e ESPN, é fornecer aos anunciantes uma maneira de mensurar o retorno obtido sob seus investimentos na publicidade online, valorizando esta mídia."

Agora, temos que esperar os resultados, para começar a aplicá-los e vender nossos planos com mais credibilidade ainda.

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