Dezembro é mês de...

Por: Robertha Moreira

O mês de dezembro entra e logo pensamos em Natal, ano novo, ir ou não pra praia. As ruas tomadas por bonecos de neve, papais noéis, renas e afins em meio a inúmeros anúncios de promoções de natal, o presente que a sua mãe merece, ou tudo que o seu pai sempre quis. A informação é tanta, as lojas tão cheias e tudo tão exposto que as vezes fica difícil prestar atenção nos pequenos detalhes.

Esses pequenos detalhes (ou nem tão pequenos assim) que num mês como dezembro estão espalhados por toda parte. Jornais, revistas, TV e internet. Todos unidos com o objetivo de nos apresentar as mais variadas opções de presentes, lembrancinhas e surpresas para nossos queridos. Mas esses detalhes, nesse nosso ultimo mês tem um dia só deles: dia 4 de dezembro, DIA DA PROPAGANDA.

Propagandas que hoje se misturam às paisagens das cidades e nos cercam por todas as partes, que quando bem feitas marcam um momento de nossas vidas. Afinal quem nunca sonhou que tinha um cachorro-peixe? Ou refrescar o pensamento enquanto assiste a uma tartaruga fazendo embaixadinhas? Ou então, no metro voltando pra casa cativar a todos cantarolando aquela canção pra aproximar a pessoas? Pois é.

           


Algumas nos marcam pela polêmica, como natal passado a Riachuelo e sua alusão ao sistema escravocrata onde mãos negras serviam aos caprichos de uma senhora branca, ou mais recentemente a Victoria’s Secret e sua exaltação do “corpo perfeito” (the perfect “body”).
                 

Nem sempre são sucesso no que querem nos passar. Exemplo: não se pergunta “quer pagar quanto?” por uma geladeira frost free duas portas com gaveta de vegetais externa, porque sempre queremos pagar menos pelo melhor.           


 Além de frases de efeitos, tiradas engraçadas, ou ‘erros’ de proposta que fazem com que elas, as propagandas, fiquem sempre em nossa mente, vamos admitir, nos divertimos com cada novo ícone que aparece. O nosso querido “cara” da Bom Bril, o ruivinho da vivo que é amigo da Grazi (Massafera), o menino que grita muito das Casas Bahia ou os lindos rostinhos fofos de crianças nos dizendo “OOOOOOi”.

           
E olhando pra grande mídia atual, temos as incríveis propagandas veiculadas pra internet. Afinal, quem não se emocionou ao ver a vivo e o seu clipe/curta de Eduardo e Mônica? Seja o exorcismo da KissFM, ou as descobertas do mundo de um golfinho pela MasterCard, esse novo formato, mais livre, que faz propagandas formarem histórias e se tornarem mais próximas de filmes.



Aceite, você mesmo mudando de canal, trocando a rádio, fechando os anúncios do Facebook ou até mesmo instalado o AddBlock, acaba se deparando com uma propaganda que mais do que vender, vai ficar na sua memoria, e porque não, vai fazer você se divertir com uma ideia. E então, quais são as propagandas que marcaram pra você?

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top