A música que embala a publicidade

E quando pensamos que já vimos de tudo, a Coca-Cola ainda consegue nos surpreender com uma orquestra de bebês!  Sim uma orquestra de bebês em uma campanha para a prevenção contra a AIDS. Essa campanha me fez perceber o que é um objetivo alcançado e mais uma vez: que a cada ação, marketing de guerrilha, ou a cada campanha, é ressaltada a importância de inovar a publicidade e além de vender produtos, vender emoções e sem dúvida uma das melhores maneiras de atingir essas emoções é com a música.


Como imaginar um mundo sem música? Todo mundo tem aquela música preferida, aquela que te lembra de uma pessoa importante ou até alguém que você quer esquecer. Tem ainda, a que marcou um momento de extrema felicidade ou tristeza. Seja ela boa ou ruim, está presente em todos os momentos da vida de uma pessoa. E na publicidade? Também. A escolha da música certa faz toda a diferença e a união de sons e imagens são essenciais para uma campanha bem feita. Através das melodias conseguimos despertar os mais diversos sentimentos.

Aos acordes das mais diferentes composições, vem aparecendo essa nova publicidade, ou melhor, nem tão nova assim, mas que continua sendo uma "fórmula" de sucesso quando feita de maneira bem feita. Quem vai negar que nunca ficou cantando incansavelmente aquele jingle que ouviu na TV? E ainda mais, quem vai discordar que essa união de música e publicidade é uma jogada de mestre? Esses jingles exigem muita criatividade e inovação, pois se feitos de maneira errada não conseguem muita eficácia.

Percebemos que um trabalho foi bem feito quando ele cai na boca do povo. Está bem, nem sempre. Inúmeros são os exemplos de como esse recurso foi utilizado de maneira errada e é visível a repercussão negativa disso. Mas temos muitos bons exemplos e esses não precisamos nos apegar a esses.

Mas falando de bebês e produções bem sucedidas, é impossível não se lembrar da Johnson’s Baby que trouxe músicas incríveis, que deixaram essas propagandas ainda mais encantadoras. E quem disse que depois essas músicas saiam da cabeça da gente? Vai me dizer que nunca se pegou cantando “gostoso pra chuchu chua chua...”. As músicas são simplesmente viciantes. Voltando um pouco mais no tempo, podemos falar da campanha da Parmalat que também conseguiu um sucesso estrondoso.



Com esses exemplos vemos os resultados de como a escolha de uma melodia, a criação de um jingle tornam a propaganda completa e se a escolha for correta é bem provável que seja sinônimo de sucesso.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top