Memórias e gratificação


Por: Ludmila Soares

Chega o fim do ano e com ele o sentimento de nostalgia e a saudade de amigos e familiares que estejam distantes ou até mesmo perto, mas que a correria do dia-a-dia não permite a proximidade e conforto reais. O Facebook aproveita esse momento para lançar o Say thanks, uma espécie de cartão de fim de ano, utilizando a chegada do Thanksgiving (especialmente nos EUA) e as comemorações de Natal e Ano Novo, fazendo com que a tecnologia demonstre seu poder de aproximação.


Os vídeos tem duração de um minuto e são personalizados com imagens e publicações em comum com quem projeta e a quem é destinado o vídeo, como uma junção dos melhores momentos da amizade. Existe também a possibilidade de selecionar o tipo de relação, de amigos de longa data a familiares. A ferramenta está conseguindo se estabelecer como um viral, principalmente por conseguir expressar aos amigos aquilo que não dizemos pessoalmente e aproximar aqueles que não estabelecemos contato há algum tempo. É o espírito de Natal de amor, compaixão e harmonia, transferido ao ambiente virtual, por meio da reiteração dos laços construídos ao longo da vida.


O vídeo da vez lembra a ferramenta também lançada pelo Facebook em fevereiro deste ano, na época da comemoração dos 10 anos da rede social. No Look back os usuários compartilhavam um vídeo de um minuto com a retrospectiva dos seus primeiros e os principais momentos divididos por eles. Ao final, o usuário obtém a identificação por meio da assinatura do fundador da empresa, o que causa a sensação de pertencimento e de importância em meio aos milhões de usuários da rede.


Além da possibilidade de interação, a estratégia cumpre com o objetivo de reafirmar a marca para os usuários, que se lembram da rede social não apenas como um “lugar” para compartilhar o que pensam, mas também como uma empresa que se importa com os relacionamentos que são desenvolvidos ali, já que a interação entre os usuários é uma de suas bases. É como a promoção do Facebook feita por seus próprios consumidores.

E que tal criar o seu agora, pra aquele amigo que você não vê há muito tempo ou mesmo aquele que faz parte de suas alegrias diárias? Deixe seus amigos perceberem a importância que eles desempenham em sua vida. Agradeça!


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top