Desvendando a publicidade


Ter a oportunidade de conversar com pessoas do mercado é algo incrível e foi o que o TipCOM, evento realizado pela CRIA UFMG, nos proporcionou hoje. Aprendemos um pouco mais sobre a publicidade com profissionais importantes de Belo Horizonte, como João Raia (No Clima), Diego Rezende (Filadélfia), Cristina Cortez e Helena Moreira (Lápis Raro).

     

Uma das principais dúvidas de quem está começando na área da comunicação é sobre o mercado, e esse foi um dos assuntos mais discutidos hoje. E aí, é verdade que o mercado Belo horizontino não é muito bom?

Mito. Pois é, tudo isso não passa de um mito que sempre ouvimos de várias pessoas por aí. Descobrimos que o mercado publicitário em Belo Horizonte é forte e está crescendo cada dia mais, concorrendo até com empresas de São Paulo. As grandes marcas estão descobrindo o potencial das agências mineiras e procurando profissionais dispostos a inovar em cada trabalho realizado, além de contarem com a forte presença da tecnologia, uma ferramenta importante que facilita o diálogo entre cliente e empresa e permite que o contato seja feito mesmo a distâncias longas.

E aquele papo de que publicitário não ganha dinheiro?

É outro mito. Ficamos sabendo que as empresas estão em busca de profissionais que sabem se impor e que tentam se superar sempre, tendo jogo de cintura para lidar com todo tipo de cliente e com os diversos serviços procurados. Um bom profissional pode sim ganhar dinheiro, basta se colocar à disposição para aprender e fazer trabalhos melhores, pois o mercado está cada vez mais exigente.

E a área de social media, como fica?

Bom, este serviço é novo no mercado e permitiu uma abertura gigante para o diálogo da marca com o público. O profissional responsável por ele tem que saber lidar bem com a constante mudança da plataforma utilizada e até mesmo a mudança do público, tendo em vista as diversas alterações que vêm ocorrendo no mundo online. Uma coisa legal sobre este cargo é que ele mistura algumas áreas da comunicação, como Relações Públicas e Publicidade, fazendo com que o social media conheça e coloque em prática mais de um segmento da comunicação. É importante também que o profissional se coloque no lugar das pessoas que estão na internet e gere conteúdo para eles e não para si mesmo, ainda que vá contra seu gosto pessoal.

E aí, deu pra aprender um pouco mais sobre o universo publicitário? Animado para entrar nessa onda? Vem com a gente que a comunicação é pra todo mundo! 

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top