Comércio dos blogs


Começou hoje mais uma edição do evento realizado pela Cria UFMG que, na verdade, é pra todo mundo: o TipCOM! Como em todos os semestres, temos convidados especiais que compartilham de suas experiências de vida e nos explicam como a comunicação está mais presente em nossos dias do que imaginamos. A diferença é que, nessa gestão, trouxemos pessoas trouxemos pessoas que trabalham com diferentes áreas mas que usam muito a comunicação, como a nossa primeira convidada da edição, Cris Guerra. A blogueira de moda marcou presença e nos colocou frente a uma questão importante: a publicidade presente atualmente nos blogs, principalmente nos de moda.

Cris Guerra

A multifacetada Cris trata a moda não como algo que deve ser ditado, mas como algo que pode e deve ser reinventado a cada dia, que te deixa confortável ao se vestir, que você gosta de ver em si mesmo. Para ela que é apaixonada por esse mundo, tal instrumento de expressão não deve ser usado como publicidade a todo custo. Mas, o que vemos na internet vai contra o que a blogueira pensa: as meninas e mulheres que possuem famosos blogs de moda se rendem a propaganda em suas páginas. Claro que há muito dinheiro envolvido nesse tipo de post, chamado de publipost, e as empresas que compram esses espaços, que chegam a ser diários, têm um retorno incrível. Houve casos de polêmicas envolvendo esse tipo de publicidade, pois as mesmas pessoas que escrevem falando bem de tal produto e o recomendando para seus leitores no presente, fizeram críticas a esse mesmo produto tempos antes. Cresceu na internet um sentimento de enganação quanto ao que é postado pelas blogueiras. Porém, ainda é muito eficaz esse meio de propagação de marcas, mesmo não sendo muitas vezes condizente com o real pensamento daqueles que as usam.



Citando esse tipo de divulgação de roupas e campanhas, Cris disse que esse tipo de comportamento prende as garotas que entram agora no mundo dos negócios pela internet, e tiram o foco muito trabalhado e prezado por ela: a moda como expressão. Percebe-se aqui uma questão importante: até onde a publicidade feita pelas escritoras de blogs de moda é saudável e até onde ela prende as pessoas em obrigações de mercado? Ao ganhar para fazer a propaganda de uma marca, as meninas acabam presas em certos modelos de postagens em seus blogs, em que a roupa deve ser usada e mostrada de certa maneira para que haja efeito sobre o público que as acompanham.

Imagem apresentada após alguns publiposts


Com lucros que aumentam rapidamente, as empresas sabem que as blogueiras ainda são a maneira mais fácil de atingir o público que ela procura, por ser um canal direto de influência. Mas, pelo menos ainda sabemos que existem pessoas que pensam como Cris Guerra, que veem a moda como algo que deve ser usado para se sentir bem e não, muitas vezes, aprisionado. 

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