Gamifique sua vida e nunca mais perca um prazo


Por Victor Acácio

O semestre está acabando e todos nós estamos atolados em provas finais, trabalhos, prazos pra entregar atividades, e fica cada vez mais difícil organizar nossa agenda. Essa dificuldade de controle fica clara quando paramos para analisar todas as ferramentas que existem para nos ajudar nessa tarefa.

A organização pessoal, que antes era unanimemente regrada pela agenda física, com uma página para cada dia, e os horários demarcados em linhas foi substituída alguns anos atrás pelos smartphones. Mas por mais que digam que essa nova mídia irá extinguir a agenda física, não há diferenças gritantes. Uma agenda virtual aos mesmos moldes da física só melhora no fator portabilidade. A utilização ainda é bastante similar.


Com isso em mente, um novo projeto foi desenvolvido que aplica o conceito de gamificação à organização pessoal. Isso quer dizer que controlar seus horários e prazos passa a ser um jogo, com punições e recompensas lúdicas, o que serve de um estímulo extra para concluir suas obrigações.

O HabitRPG é transforma sua vida em um jogo de role-playing. Seja para desenvolver um hábito novo – como estudar diariamente, por exemplo – ou para controlar afazeres diários, ele é uma ferramenta poderosa. Funciona da seguinte maneira: você adiciona uma nova tarefa e a classifica como hábito a ser desenvolvido, tarefas diárias ou afazeres do dia. Na configuração do elemento, você pode selecionar se ela é uma tarefa positiva (como usar as escadas ao invés do elevador) ou negativa (comer fast-food) e o nível de dificuldade. Com base nisso, ao longo do dia, você marca se concluiu ela ou não, e aí ganha pontos de experiência para passar para o próximo level ou perde vida.

Além disso, há um sistema de recompensas. Para cada tarefa positiva realizada, o jogo te concede alguns pontos de experiências e uma quantia em dinheiro virtual. O dinheiro virtual pode ser usado tanto para comprar equipamentos para o seu personagem (que podem ajudar a subir de level mais rápido) ou para que você possa se recompensar pelo esforço, assistindo um filme, por exemplo. Há também um sistema de grupos em que é possível que vários amigos façam parte do mesmo grupo tanto para competir quem consegue concluir mais tarefas satisfatoriamente ou para se ajudar em projetos em conjunto.


O projeto foi financiado pelo Kickstarter, um grande site de financiamento coletivo. Hoje, além dos anúncios (que podem ser removidos mediante o pagamento de uma taxa), o sistema sobrevive de doações. Isso mostra que desde a sua criação, o investimento voluntário dos usuários foi crucial. E, como na maioria dos projetos de crowdfunding, se espalham pelo boca-a-boca, e criam uma base fiel de fãs que estão dispostos a contribuir financeiramente para que continuem a utilizar a ferramenta, ainda que esse pagamento não seja necessário.

Projetos como esse estão se tornando cada vez mais comuns, estabelecendo cada vez mais que altos investimentos em propaganda muitas vezes não são tão necessários quando se tem um produto amado por um público. Após um branding bem feito, e, se o produto cumprir o que promete, ele acaba se espalhando organicamente através dos usuários que gostam tanto daquilo que querem compartilhar com todos amigos aquele serviço incrível.

O HabitRPG é uma maneira nova de controlar a sua vida, adquirir novos hábitos e organizar seu dia-a-dia. Transformar sua vida em um jogo é uma promessa que definitivamente contribui para que a disciplina seja estimulada. É a forma mais divertida de moldar seu comportamento, seja se livrando de hábitos indesejáveis ou adquirindo práticas saudáveis. Agora, sim, as agendas convencionais estão com os dias contados.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top