30 dias de mudança resolvem seu problema?

Uma das coisas mais importantes de uma marca, senão a mais, é a construção de seu logotipo. O logotipo é a forma que a marca é representada graficamente pela escolha de uma tipografia para o nome da marca e, por vezes, a adição de um símbolo gráfico que representa a mesma. O logo, como é mais conhecido, representa a presença da marca e todos seus valores e ideais, e, por trás dele, há um grande estudo e análise sobre como vai funcionar, quais são suas cores ideais, sua utilidade, entre outros. 
Quando uma marca elabora seu logo, ele fica ligado à mente de seus consumidores e, por ser algo muito forte, quando há sua mudança, às vezes perde-se a própria identidade da marca. Dessa forma, uma mudança no que é o que mais representa a marca é algo muito difícil e deve ser bem estudada e trabalhada, pois a chance que uma empresa tem de perder sua fidelidade e identidade em relação a seus consumidores é grande, caso a mudança ocorra de forma errônea. 
E foi por isso que o Yahoo! resolveu mudar seu logotipo e uma forma um tanto quanto inovadora: por saber que toda e qualquer mudança no logo é algo difícil, a partir do dia 04 de agosto, a empresa lançou o projeto 30 Days of Change, que, no período de um mês, o Yahoo! vai trazer uma nova variação da marca até o resultado final. Será que vai dar certo? O Cria Plano voltará quando esse mês acabar para mostrar qual foi o resultado final dessa mudança.

 

Estes já são os quatro primeiros novos logos criados: 


Mas não é de hoje que marcas famosas arriscam em modificar seu logotipo. O eBay, site de compras dos Estados Unidos, por exemplo, reformulou o logo após quase 20 anos. Segundo a empresa, a modificação foi necessária para refletir o novo foco em compras online convencionais, ao invés de leilões e itens colecionáveis. Davin Wenig, do eBay, disse em e-mail a funcionários que "o logo do eBay é conhecido no mundo todo e mudá-lo agora não foi uma decisão feita sem ponderação. O momento pareceu adequado". Se antes o logo tinha suas letras grandes e sobrepostas, sem serem muito “organizadas”, o novo logo mantém o mesmo esquemas das cores, mas as letras ficaram organizadas em linha, sem sobreposições. 

Além do eBay, outras marcas de nome forte modificaram seus logos, principalmente o símbolo gráfico. Analisando todas elas, percebe-se que há uma tendência meio geral no novo movimento de modernização dos logos: hoje em dia, as tipografias, símbolos gráficos, peças de design, no geral, estão ficando mais clean, isto é, com menos informação, efeitos, cores, ficando mais uniformes, contínuos, simples, mas sem deixar a beleza de lado. 
Alguns exemplos disso são a Microsoft, com sua famosa janelinha, o Mozilla Firefox, o próprio Facebook, a Nivea e, por fim, o 20th Century Fox, estúdio de filme, que mudou para “21st”. Confira as imagens:




Mas agora é esperar pra ver se 30 dias de mudança resolverá a questão da mudança de logo para o Yahoo! Enquanto isso, é ficar na torcida acompanhando no tumblr da marca a cada dia uma alteração. E até daqui 30 dias!

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top