Bob Esponja em: a fórmula secreta do Big Mac


Se você era ou ainda é fã de Bob Esponja, provavelmente já quis ou pelo menos ficou um pouco curioso para descobrir qual era o maldito e grande segredo do hambúrguer de siri ser o melhor de toda a Fenda do Biquíni que o Plâncton, com seus diversos planos e tentativas, sempre dava um jeito de quase conseguir. 
Na vida real, infelizmente nós não temos o Siri Cascudo para poder desfrutar de seu lanche mais famoso e delicioso, mas existem outras redes de lanchonete, ou fast-food, que são tão ou muito mais famosas que a do desenho. Como o maior exemplo mundial, pode citar-se o Mc Donald’s. E é dele mesmo que  vou falar hoje. Mais especificamente de seu sanduíche mais famoso pelo mundo todo: o “grande” Big Mac. 
Acho que ninguém nunca saiu por aí procurando o grande segredo do Bic Mac, principalmente porque a marca já havia revelado todos seus ingredientes em um jingle que marcou a vida de qualquer pessoa que já ouviu rádio: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles e pão com gergelim. Não parece ter nada de muito especial, não é? Mas o Big Mac continua sendo um dos sanduíches mais consumidos do mundo.


Ainda assim, o Mc Donald’s do Canadá resolveu revelar o segredo e ensinar a seus amantes e fãs como preparar o tal sanduíche com suas próprias mãos na sua própria casa. Essa forma de marketing, ao meu ver, pode até ser uma tentativa de mudar a imagem do Big Mac, ou até da própria lanchonete, como fruto do malvado fast food, mostrando, dessa forma, que o sanduíche é simples e até saudável, já que pode ser feito por você mesmo, e inovando parte do posicionamento do Mc Donald’s no que se refere a como seu público o enxerga.


(Obs: o vídeo está em inglês)
Além disso, hoje em dia, com a imensidão e alcance das redes sociais, descobrir uma receita não é lá a coisa mais difícil: temos por aí milhares de chefes de cozinha especialistas que podem nos contar como cada sanduíche de diversos restaurantes são feitos ou do que são compostos, então o Mc Donald’s estaria facilitando nossa vida.
Divulgando, portanto, a receita e o como preparar o Big Mac, a marca traz para o símbolo da rede a ideia de praticidade, simplicidade e algo cotidiano, além de deixar a marca mais próxima do consumidor e de seu público em geral, tornando-a mais humanizada. E parece que humanizar é a tendência atual e o maior segredo que qualquer empresa pode inserir como ingrediente principal em seu cardápio. Não importa se com um ou dois hambúrgueres.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top