Criatividade é dinheiro!

Você já ouviu o ditado popular “A união faz a força”? Pois é, o crowdfunding segue a linha deste ditado, e tem dado certo. Esta é uma forma de financiamento colaborativo através da internet, que surgiu como alternativa aos financiamentos tradicionais oferecidos por instituições bancárias.

 Mas e aí, como funciona esse sistema? Primeiro o autor do projeto o apresenta na plataforma, dizendo quando quer obter. O segundo passo é crucial, pois é ai que as pessoas escolhem se vão investir e o quanto. Caso consiga atingir a meta, o beneficiado pelo financiamento oferece recompensa para os investidores, que vão desde cópias originais de CD’s e download gratuito à citação do nome em créditos finais de programa. Quando a meta não é atingida, os valores doados são devolvidos aos colaboradores ou são dados a eles um credito para futuros investimentos.

 Conheça alguns casos do crowdfunding que deram certo, entrando no hall de projetos bem sucedidos: 

-Projeto lançado no inicio deste mês, que tem como meta mínima R$55000,00, o novo CD da banda Raimundos já conta com 1054 apoiadores e soma uma quantia de R$77011,00. Isso mesmo, a banda dona do hit “Mulher de fases” entrou na onda do financiamento coletivo para fugir das gravadoras e está se dando bem, se considerarmos que ainda faltam 38 dias para finalização de arrecadação no Catarse.me, principal site de Crowdfunding do Brasil




- O ENEJ é o Encontro Nacional de Empresas Juniores que ocorre todos os anos com o intuito de reunir jovens engajados na busca de “uma sociedade mais justa e com pessoas mais vivas”. O projeto do ENEJ 2013 ofereceu como contrapartida para seus investidores variados benefícios, que chamaram a atenção e conquistaram mais de 170 investidores, recebendo como contribuição mais que o valor da meta.



Mas nem tudo são flores, quando a meta não é atingida o criador do projeto perde tudo, os valores doados são devolvidos aos colaboradores ou são dados como crédito para futuros investimentos. O que se deseja mesmo com o Crowdfunding é a concretização de projetos através da união e, principalmente, da mobilização em grande escala de pessoas que podem tornar-se futuros clientes, fãs, investidores, dependendo do viés de cada projeto. 

E você que tem várias ideias na cabeça e é super criativo, por que não aposta no Crowdfunding?

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top