O trabalho dos sonhos


Você é feliz em sua vida profissional? Lá no fundo, tem alguma coisa no seu trabalho que o incomode muito? Se você demorou a responder a primeira questão não tem problema, ela é complexa mesmo. Mas quanto à segunda, acho muito improvável que sua resposta seja negativa. Não se preocupe você não é o único, na verdade há muitos iguais a você no mesmo barco.
Os horários inflexíveis, a burocrática relação patrão/funcionário, o trânsito caótico que dificulta a mobilidade nas grandes cidades e o stress do dia-a-dia são apenas alguns dos motivos que podem ilustrar a insatisfação de algumas pessoas com a vida profissional. Fora as questões existenciais de quem não tem certeza se está fazendo algo que realmente gosta e valha a pena.
Nesse contexto, um projeto que merece destaque é o Continue Curioso, uma web série documental que fala sobre mudanças, buscas, questionamentos e renovações. Seus episódios falam sobre pessoas comuns que abandonaram empregos convencionais para tentar realizar o sonho de trabalhar por conta própria em áreas que as interessem verdadeiramente. Lançado em janeiro de 2013 pelas idealizadoras Juliana Mendonça e Cristiane Schmidt, o Continue Curioso alcançou um desempenho bastante positivo no mundo virtual, com 18 mil seguidores no Facebook e milhares de visualizações no Youtube. Confira abaixo o vídeo do projeto que foi apresentado no TEDx:

Os episódios do Continue Curioso contam histórias de gente que trocou a segurança e a estabilidade de caminhos já traçados pelo risco de apostar no novo, ainda que não se saiba aonde ele vai levar, apenas pela vontade de se sentir mais feliz com o que faz. Gente que abandonou os escritórios, o trânsito, o salário no quinto dia útil de cada mês para dar mais sentido à própria vida. Impossível não se sentir tocado por certas frases que os entrevistados soltam:
“de alguma forma esta desigualdade de viver numa camada superior pra entender que se tem uma vida boa é um desconforto”

“eu não acho que eu conseguiria valorizar tanto esse momento se eu não tivesse passado por agências, por empresas, por escritórios e por cubículos.”

 “o negócio é a gente poder escolher e não ser escolhido sempre”

 “quando você passa a vida toda para trabalhar, você tem que trabalhar com alguma coisa que toque seu coração. Tenta, a vida é uma só.”

Essas trajetórias inspiradoras ilustram uma tendência de não acomodação, muito discutida na nossa década por gente que não quer mais associar trabalho a obrigação e retorno financeiro apenas. O próprio fato do Continue Curioso ter dado certo e ter tanta gente que se identifica com o projeto demonstra como esse tipo de pensamento está se desenvolvendo em nossa sociedade. A tendência do momento é ser feliz e fazer o que gosta e tomara que ela não passe nunca.

Feito por Paloma Alcântara

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top