In memoriam #selfie


Por: Mariana Morato

Os autorretratos se tornaram uma forte tendência a nível mundial nos últimos dois anos, eles são popularmente chamados de selfies e estão fazendo um grande sucesso na rede. Essas fotos surgiram das maneiras mais inusitadas possíveis e, porque não dizer também, que muitas vezes de forma “bizarra”. Algumas se tornaram virais e tiveram milhares e até milhões de compartilhamentos nas redes sociais, como o selfie do oscar, por exemplo, “estrelado” por astros de hollywood , do presidente Obama, também o selfie de uma garota em um funeral, ou ainda selfies de casais após terem relações sexuais.



Mas apesar dessa febre mundial parecer ganhar cada vez mais adeptos, fomos surpreendidos por uma notícia onde dizia ter sido decretada a morte do selfie. Sim,WebbyAwardsque é considerado o Oscar da internet decretou o fim dos autorretratos e fez um vídeo para o funeral. 



 O selfie provocou uma explosão de criatividade. Selfies incríveis surgiam e se tornavam rapidamente sucesso na internet. As pessoas realmente “tomaram gosto pela coisa”. Prova disso é que existem aplicativos, como o SelfieChallenge, e páginas em redes sociais como o facebook específicas para isso, reforçando sua popularidade e incentivando seu uso. 

Como muitas vezes as pessoas exageram, houve também um apelo pela moderação no uso desses autorretratos, pois uma mulher sofreu um acidente letal após ter postado um selfie. Pode ser que isso tenha criado um alarde, já estava ocorrendo um abuso por parte das pessoas que começaram a utilizar esse recurso em locais ou situações inadequadas, colocando até a própria vida em risco.

 Mas o que os internautas pensam disso? Alguém foi questionado? De onde surgiu essa decisão? É possível delimitar um tempo de validade para o selfie? A discussão ainda é recente e parece que a notícia ainda não ganhou grandes repercussões, mas devido à popularidade dos selfies é possível que se iniciem manifestações em redes sociais contra esse fim. 

Será mesmo o fim? Os internautas dirão.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top