Just risk it


Com a grande visibilidade do conteúdo produzido para as Mídias Sociais, atualmente as marcas vêm buscando cada vez mais formas de inovação para se destacar nesse meio. Para isso, uma das principais apostas são campanhas virais que caiam nas graças do povo e que se disseminem rapidamente, seja por causa de uma abordagem diferenciada ou uma grande produção. A criatividade tem sido um conceito chave para campanhas de Marketing Viral que, mesmo sendo uma estratégia de risco pelo seu resultado imprevisível, pode gerar também muita visibilidade para as grandes empresas.

Um exemplo de marca que tem usado principalmente o espaço online para se fazer vista é a Nike. Em época de Copa do Mundo, mesmo não sendo a patrocinadora oficial do evento - esse posto é da Adidas desde 1970 -, a grande empresa de artigos esportivos tem sido bastante comentada pelos fãs do futebol. A qualidade e criatividade dos vídeos de sua campanha mundial para a Copa, “Arrisque Tudo” (#riskeverything) chama mesmo a atenção. Através de produções grandiosas, a Nike se posiciona novamente diante o principal evento do futebol, sem poder usar nenhum material de propriedade da FIFA. Mesmo assim, consegue ser reconhecida pelos consumidores.


“Arrisque Tudo” foi lançada em abril, dois meses antes da abertura do evento, e essa semana ganhou sua terceira parte, a animação chamada “O último jogo”. O vídeo, que tem sido muito compartilhado nas redes sociais, com dois dias de exibição já possui cerca de 21.708.429 visualizações. A história mostra os talentos mundiais do futebol sendo lembrados que não há risco maior do que jogar sem arriscar.



Antes da animação, duas outras partes da campanha haviam sido lançadas. A primeira que deu o nome à campanha (e que não teve o sucesso esperado) e a segunda “Quem ganha Fica”, com grande repercussão: 74.413.535 visualizações em um mês.  
Segundo Davide Grasso, Diretor de Marketing da Nike, “Arrisque Tudo é sobre (...) se você estiver preparado para correr riscos, não há como prever o que você será capaz de fazer”.




Já no cenário nacional, a Nike é a patrocinadora oficial da Seleção Brasileira. A empresa tem investido na campanha “Ouse ser brasileiro” desde o ano passado, fazendo uso dos mesmos recursos midiáticos, porém dando maior destaque aos ídolos nacionais do Futebol e valorizando o nacionalismo.




Vimos que uma abordagem criativa influencia bastante o grande compartilhamento de um conteúdo e influencia até mesmo no sucesso de um próximo, como nos dois últimos vídeos da campanha “Arrisque Tudo”. Agora que já sabemos que #vaitercopasim (já está tendo) ficamos no aguardo para ver se a Nike continuará surpreendendo e chamando a atenção pelo seu conteúdo nas plataformas online.

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