100% Natural


As revistas femininas, principalmente as de fofoca, têm o costume de expor em suas páginas artistas em situações consideradas embaraçosas, como por exemplo, sem maquiagem ou com cabelo desarrumado. Nesses casos, as aparições “ao natural” são vistas como pejorativo, isso porque o público espera que as celebridades, devido ao seu papel de destaque, estejam sempre arrumadas e impecáveis. 

A Glamour Brasil é uma revista dedicada ao público feminino e trata principalmente de moda e beleza. Ela oferece às suas leitoras dicas sobre esses temas e comenta o que é utilizado pelas famosas, certas vezes as criticando.


Na edição de Maio, quebrou-se o paradigma do natural como pejorativo. Inspirando-se na americana Vanity Fair, a revista brasileira tirou fotos de várias famosas sem maquiagem, tratamento no cabelo ou utilização de qualquer retoque digital, mostrando-as totalmente “de cara limpa”. O objetivo da matéria era fazer com que os leitores vissem a verdade por trás de todo encanto criado na imagem das celebridades, mostrando-as, assim, como pessoas comuns e não mais como inatingíveis e distantes.

Entretanto, após anos de severas críticas dos defeitos, completamente normais, existentes nas celebridades, como rugas e quilos a mais, será que a atitude de enaltecer a naturalidade é verdadeira?  Ou se mostra apenas como outra jogada publicitária para atrair público e tentar mostrar a revista como diferente das outras?

A Glamour tem como principais assuntos a moda e a beleza e, por vezes, realiza crítica aos famosos por não se encaixarem nos padrões estéticos e estilísticos impostos pela sociedade. Sendo assim, mostra-se certamente contraditório a valorização do natural, parecendo ser apenas mais uma jogada de marketing!   

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