De cara nova: anúncios de revista como você nunca viu

Por Jéssica Saliba

A notícia é velha. Que a chegada da internet transformou drasticamente a forma como as marcas se relacionam com seu público, todo mundo já sabe. Que a mídia impressa vem perdendo cada vez mais espaço para a web, também não é novidade. Mas o que ninguém (ou pouca gente) esperava é que algumas marcas olhariam para as velhas folhas de papel e ali enxergariam um grande potencial inovador. Sim, no papel. Precisamente, nas páginas de revistas. E o melhor? De um jeito incrivelmente útil ou criativo. A ironia? A tecnologia foi essencial pra isso.

Se antes, numa folha de revista, o máximo a ser realizado era uma impressão, a aplicação de um adesivo perfumado, um QR Code, ou, voltando à infância, a deixa para alguma dobradura, as marcas Nívea e Motorola mostraram que o papel pode ir muito além do que a gente imagina.

Publicado na revista Wired em janeiro,  a Motorola anunciou seu novo smartphone Moto X chamando a atenção para a variedade de seu design. Para isso, criou uma interface interativa em que o leitor poderia apertar botões na página da revista e alterar a cor da capa do telefone. Botões. Numa folha. E a cor mudava. Como? Montando pequenos painéis de LED com uma bateria pequenina dentro da folha mesmo. O resultado, você confere no vídeo abaixo:


Eu passaria horas apertando aqueles botões com cara de boba.

Já a Nivea foi bem espertinha estratégica e resolveu que ia morar no seu coraçãozinho fazer algo extremamente útil para as crianças que vão à praia (e principalmente para os pais delas). Ela desenvolveu uma pulseira que você destaca da própria página da revista (!) e coloca no braço do seu filho. Essa pulseira é ajustável, impermeável e reutilizável. Mas isso tudo porque ela contém um localizador que informa qual a posição do seu filho. É só baixar um aplicativo disponível para Android e IOS que capta o sinal dessa pulseira e informa na tela do seu smartphone onde seu filho se encontra. É pouco? Você ainda pode delimitar uma distância máxima de onde o pimpolho pode ir. Se ele ultrapassar,  você é notificado. Confira:


Sem contar a genialidade, o interessante a ser observado nas ações dessas empresas é que elas revolucionaram a forma como as marcas podem imprimir - e agora, não só literalmente - suas ideias e valores numa plataforma antes considerada estática e até mesmo ultrapassada. As ferramentas tecnológicas e, no caso da Nivea, o uso conjunto de toda facilidade proporcionada pelos  smartphones e internet, foram essenciais para dar vida nova a uma mídia em que não se via muita possibilidade de inovação. A grande sacada dessas empresas foi aliar dois eixos que pareciam se distanciar cada vez mais. Não, não estamos falando de associar conteúdo impresso e virtual, porque isso também está batido e, além de tendência, é uma questão de sobrevivência. O que muda com essas ações é a forma como encaramos o impresso, mostrando que o ‘tiozão’ das mídias - mas ainda com seu público fiel -, se trabalhado de forma criativa e inovadora,  ainda pode ser, surpreendentemente, útil.

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