Copa: período dos ovos de ouro


Texto por: Tatiane Alves

O mês de Junho está se aproximando e com isso o Brasil fica mais perto de abrir os portões para os diferentes povos, recebendo assim os tão esperados visitantes para a Copa do Mundo. É tempo de festa, comemoração, futebol e muita publicidade.

Na televisão, nos jornais, nas revistas, nos outdoors, na internet e até no refrigerante que você bebe é possível ver a grande quantidade de propagandas relacionadas ao Mundial de futebol. É o tempo em que as empresas mais aproveitam para se manifestarem e conquistarem grandes vendas.

Marcas de diferentes ramos utilizam a festividade e a grandiosidade do evento para se promoverem e atrair o público, como no caso da rede telefônica Oi que lançou a campanha “oi, eu tô na Copa” que oferece banda larga, fixo, TV ou internet por menos de R$ 1,00 por dia e a possibilidade de ganhar ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa. Uma campanha que tende a atrair muitas pessoas, levando em consideração que muita gente gostaria de assistir os jogos, mas não podem por causa do preço - absurdo - dos ingressos.

                            

A Casas Bahia também mostrou uma publicidade forte com a promoção “Emoção em Dobro Casas Bahia”, onde o cliente compra uma TV Samsung 60” e se o Brasil for campeão da Copa leva outra de 51” por apenas R$ 1,00. O comercial trata de forma humorística argentinos vibrando e torcendo pelo Brasil ao conhecerem a promoção – o que normalmente não aconteceria, pois torcedores brasileiros e argentinos são rivais.




Uma das maiores empresas que atuam fortemente no ramo publicitário e que traz sempre o tema da Copa para suas propagandas é a Coca Cola. Ela tem o poder de juntar dois mundos diferentes - refrigerante e futebol - de uma forma que atrai completamente o público. Nesta Copa a empresa trouxe duas campanhas que além de impulsionar a venda da marca se mostrou convidativa ao público. A primeira, lançada ainda em 2013, foi a propaganda "A Copa de todo mundo" onde a empresa, já cheia de fãs, conseguiu arrebatar o coração de mais alguns, pois além de mostrar o povo brasileiro com seu jeito alegre e receptivo, tem a narração de um texto na voz do cantor Tom Zé - que recebeu várias criticas de seus fãs por apoiar a Copa. A propaganda é exibida na TV, na internet e até mesmo antes dos trailers em exibições nas salas de cinema. Em tempos de campanhas anti-copa, a poderosa multinacional se mostrou ousada ao criar uma propaganda como esta e conseguiu fazer com que milhares de telespectadores saibam recitar junto ao cantor ao menos alguma das frases, que já são bordões da Copa antes mesmo que ela aconteça. 


A segunda é a campanha de minigarrafinhas que foi um sucesso na década de 80 e com sua volta - mesmo que breve - resgatou lembranças de várias pessoas. Foram lançadas 18 miniaturas feitas em alumínio e decoradas com as bandeiras de todos os países que já sediaram o Mundial e dos três próximos países-sede e 2 com designs diferentes. O público aprovou tanto a campanha que em pouco mais de um mês todo o estoque chegou ao fim.






Tendo copa ou não, estamos no auge da publicidade, temos um tema, muitos produtos e muitos recursos midiáticos. A resposta rápida do povo brasileiro à forte influência das campanhas sobre os mesmos só mostra que, mesmo a maioria sendo contra a Copa, esta é a hora e o momento de produzirmos a melhor propaganda para o mundo, pois o holofote está em nosso país.

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