Seja mais que linda – apelo que funciona


Por: Maíra Gomes
Antes a mulher era vista e representada como quem cuida da casa e dos filhos, não questiona regras, não têm direito a dar opiniões; uma coadjuvante dos homens. Aparentemente, isto tem mudado. Hoje já as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e ocupando cargos de liderança. As meninas que antes se espelhavam nos modelos da mulher antiga e sonhavam em serem mães, donas de casa e ter um marido bonito e trabalhador para cuidar, hoje têm sonhos diferentes.

A representação da mulher atualmente vai além das donas de casa submissas (apesar de muitos comerciais, principalmente de produtos de limpeza e para casa, ainda trazerem elas nesse papel). A mulher agora é mais destacada por sua atitude, seu poder de sedução e sua aparência física. O destaque para o corpo é intenso e influencia os consumidores, principalmente os mais inocentes. Meninas que estão aprendendo a identificar o certo e o errado, descobrindo seu papel no mundo, olham para esse padrão exposto na mídia e acabam aderindo como um modelo.

Porém, a publicidade e aquilo que é exposto na mídia não é apenas uma maneira de influenciar a sociedade, mas também um reflexo da própria cultura e seus valores. É em um mundo que adere esses conceitos sobre a mulher que várias crianças estão crescendo e se formando.
Para alertar a isso, a marca de cosméticos The Body Shop Malasya lançou esta semana a campanha Be More Than Beatiful. Em cada um dos três vídeos, uma criança de 4 a 5 anos nos conta o que ela será quando crescer. Com sonhos chocantes para crianças tão jovens, como colocar silicone nos seios e ficar calada diante de injustiças, elas enumeram tudo aquilo que tem sido retratado como principais características da mulher, como a submissão e a superestima do corpo. Ao final, elas nos clamam para que as ensinemos a serem mais que bonitas, a serem fortes e inteligentes, para não acabarem se tornando tudo aquilo que disseram antes.

"Quando eu crescer, serei a menina mais bonita. Terei pernas longas e cintura fina.
Um closet cheio de roupas de marca, sapatos e bolsas. Se eu ganhar peso, não vou comer. Se meus seios não forem grandes o suficiente, colocarei silicone. Assim como as celebridades que adimiro. Se isso soa errado para você, pare de criar uma imagem irreal da beleza. Pare de me dizer que sou gorda, escura, baixa, ou que não sou boa o suficiente. Elogie-me pelas qualidades que importam. Como honestidade, coragem e compaixão.Elas me fazem muito mais do que bonita."



“Quando eu crescer, vou ser a favorita de todos. Serei educada, e deixarei que os outros liderem. Irei apoiá-los. E nunca dizer não. Não vou ofender ninguém ou questionar autoridade. Se alguém me derrubar, não vou dizer uma palavra. Se eu ver injustiça, vou ficar calada. Quando, no fundo, eu sei que é errado. Se isso o preocupa, ensina-me agora a lutar pelo que é certo. Encoraje-me expressar minhas opiniões, e ter coragem pelo que eu acredito. Mostrem-me que eu tenho uma voz, de modo que quando eu crescer, vou ser mais do que bonita. "


"Quando eu crescer, vou ser uma boa menina. Eu vou cruzar as pernas. Sentar-me direito. Ser suave, gentil e doce. Eu vou deixar você comer primeiro. Seguir as regras. Estar em casa antes de escurecer. Limpar para você. Eu nunca serei mandona ou agressiva. Eu vou parar de trabalhar quando tiver filhos. E se eu receber menos, não vou reclamar. Vou fazer tudo isso se você continuar a deixar que isso aconteça, se você não me ensinar agora a ser forte, independente e confiante, ou me encorajar  a acreditar em mim mesma, para que eu possa ser mais do que bonita. "

A marca segue os passos da Dove, tentando se desvencilhar dos padrões de beleza impostos pela mídia por meio de peças que apelam para a emoção. Ao comercializar produtos de beleza, seguir os estereótipos da mulher e de o que é belo seria o esperado, mas ao apontar isso como um problema na sociedade, The Body Shop demonstra preocupação social e inovação, aspectos muito valorizados atualmente.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top