E para você jornalista?


Principalmente no ambiente universitário nos deparamos com a questão das oportunidades de cada carreira. Os jornalistas podem se sentir algumas vezes, sem algum caminho certo a se seguir. A área do jornalismo hoje, ao contrário de que muitos pensam, não se encontra parada, muito pelo contrário, e Marcelo Sander é prova viva disso. Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Professor de Novas Tecnologias e Marketing Digital. Editor do blog Mercado Web Minas e colunista no blog Publiminas. Uffa! Sim ele é tudo isso e ainda tem tempo para a sua esposa e filha.

O jornalista veio ao TipCOM mostrar, entre outras coisas, que há uma infinidade de caminhos que podem ser traçados para aqueles que pretendem ser futuros jornalistas. Mas ninguém tem tempo mais para os jornais e programas chatos de rádio que a gente só houve no carro. Errado. Sander veio mostrar que tudo não passa do poder pensar diferente. Sair da bolha e do tradicionalismo atrasado e partir junto com o boom das novas mídias.

Hoje, por exemplo, o jornalismo acabou percorrendo muitas vertentes e se adaptando bem as novas mídias, que estão mais presentes na vida de todos. O jornalismo colaborativo é um exemplo. Agora você na sua própria casa, tem a chance de interferir, de alguma, no que ocorre acontece não na seu condomínio ou na sua rua, mas contribuir com uma sociedade. A Mídia Ninja é um exemplo disso. Eles se declaram uma alternativa diante da imprensa tradicional. A notícia não vem no papel e não e escutada e sim é disponibilizada nas redes sociais, principalmente no Facebook, possibilitando diálogos instantâneos entre ambas as partes, o escritor e seu público. A notícia não tem mais só um lado.   



Sander, mesmo vivendo na época do antigo Você Decide (programa da Rede Globo em que a forma de interatividade era pelo telefone), se mostra hoje um repleto entendedor das novas mídas e totalmente conectado a elas. Sim, ele é o Marcelo Sander mais famoso do Google. Deixou claro a importância dos jovens manterem uma vida ativa nas redes sociais, com engajamento, compartilhando e comentando sempre. Ele por exemplo sempre foi ativo não só nas redes sociais em si, mas em fóruns de discussões e ganhou oportunidades por isso.

Nunca foi bom aluno e se arrepende disso. Mas hoje se mostra um profissional qualificado, um jornalista de destaque no cenário mineiro. Um exemplo a ser seguido pelos que desejam ser futuros comunicadores.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top